Acontece

1 em cada 3 pessoas retornaram às ruas na pandemia, diz pesquisa

Comércio no Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
O estudo também aponta que apesar de voltarem a sair, brasileiros estão desanimados com o momento atual

Estudo realizado pela Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing revela que um em cada três brasileiros já retomou a rotina de visitas ao comércio e familiares. Este número corresponde a 37% dos entrevistados pela pesquisa. De acordo com os dados divulgados, as pessoas ainda se sentem inseguras quanto a situação geral, mas começaram a voltar às ruas apesar da pandemia, em vigência devido ao novo coronavírus. A pesquisa, feita em julho por meio de questionários online, foi divulgada nesta quarta (9) e obteve 1.090 respostas de participantes em todo o país.

A terceira edição do levantamento ‘Coronavírus e seu Impacto no Brasil’, procurou focar no sentimento geral da população em relação ao momento atual e à retomada das atividades de lazer. Apesar desta volta à normalidade,  somente cerca de 20% a 25% dos entrevistados estão convencidos a frequentar shoppings e restaurantes novamente. A adesão ao retorno de atividades em bares e academias é ainda menor, com 10% de confirmação do público ouvido. Além disso, 70% alegam que ainda não voltaram a frequentar estes espaços por não se sentirem seguros.

Movimentação no Centro do Recife – Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

LEIA MAIS

Jornalista Jaques Cerqueira é internado em UTI após sofrer AVC

Segundo a diretora da Demanda Pesquisa, Gabriela Prado, este cenário se deve ao longo prazo de quarentena que se estendeu além do esperado, bem como o relaxamento na preocupação com os riscos de contágio do coronavírus. “A adoção de uma vasta e rigorosa gama de medidas sanitárias preventivas vai ser muito importante para os ambientes fechados de lazer voltarem a ter a confiança de seus frequentadores”, afirma a executiva.

Qualidade de vida

Outro aspecto da rotina do brasileiro que pôde ser observado foi a condição da sua percepção do cotidiano. Cerca de 73% dos entrevistados se dizem desanimados atualmente e 49% afirmam que sua vida mudou para pior durante a pandemia. Contudo, nem todos os dados revelam perspectivas negativas. 41% dos participantes observaram um aumento em seu engajamento com questões de solidariedade, além de 53% constatar melhora no relacionamento familiar.

Ademais, quando questionados sobre o que pretendem fazer na pós-pandemia, 70% afirmaram o desejo de viajar assim que possível. Igualmente, rever familiares e amigos (48%) e dar início à prática de esportes (42%) também estão na lista daqueles que pretendem dizer adeus ao confinamento quando a pandemia for encerrada.