Acontece Política

Nova Zelândia completa 100 dias sem transmissão do coronavírus

Nova Zelândia completa 100 dias sem transmissão do coronavírus
Primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Arder - Foto: Reprodução/Getty Images.
Primeira-ministra acompanhou popularidade e lançou campanha de reeleição.

A Nova Zelândia alcançou no domingo (9) um marco desejado por praticamente todos os países nesse momento. Com 5 milhões de habitantes, o país da Oceania completou 100 dias sem a transmissão local do novo coronavírus.

No entanto, engana-se quem pensar que a cautela do governo neozelandês diminuirá com esse dado positivo. Pelo contrário, as autoridades comemoram o feito mas alertam que os cuidados devem ser mantidos para que não haja o reaparecimento da doença.

Nova Zelândia completa 100 dias sem transmissão do coronavírus
Ashley Bloomfield – Foto: Reprodução/Getty Images.
Nova Zelândia completa 100 dias sem transmissão do coronavírus
Foto de 14 de maio mostra medida de restrição em aeroporto na Nova Zelândia – Foto: Mark Baker/Arquivo AP Photo.

“Conseguir 100 dias sem transmissão na população é um passo importante, contudo, como todos sabemos, não nos podemos nos dar ao luxo de qualquer negligência”, destacou o diretor de Saúde do país, Ashley Bloomfield.

Ele também lembrou que outros países, como Vietnã e na Austrália, viram a transmissão doméstica retornar após ter sido controlada: “Temos visto no exterior quão rápido o vírus pode reaparecer e propagar-se em lugares onde anteriormente estava sob controle. E temos de estar preparados para rapidamente frear quaisquer novos casos no futuro na Nova Zelândia”.

Leia mais

Bolsonaro veta indenização para profissionais da saúde com Covid

A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, inclusive, bateu recordes de popularidade por causa da ação rápida durante a pandemia. No último sábado (8), aliás, ela deu início a sua campanha de reeleição chamando-a, de “Eleição Covid”.

Primeira-ministra deu início à campanha de reeleição – Foto: Nick Perry/AP.
País se tornou exemplo no combate ao coronavírus – Foto: Claudio Furlan/ESTADÃO CONTEÚDO.

No momento, o país acompanha 23 casos de pessoas com a doença. Todos elas vieram do exterior, foram diagnosticadas ao chegar no país e seguem em quarentena. A Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive, classificou como “exemplar” a reação do país por “eliminar com sucesso a transmissão na população”.

Agora, as fronteiras da Nova Zelândia são estritamente controladas e qualquer pessoa que entre no país está sujeita a uma quarentena de 14 dias. No caso de uma segunda onda do surto, aliás, o governo já solicitou que todos os núcleos familiares guardem kits de abastecimento de emergência, incluindo máscaras de proteção facial.