Acontece Política

Nova Zelândia completa 100 dias sem transmissão do coronavírus

Nova Zelândia completa 100 dias sem transmissão do coronavírus
Primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Arder - Foto: Reprodução/Getty Images.
Primeira-ministra acompanhou popularidade e lançou campanha de reeleição.

A Nova Zelândia alcançou no domingo (9) um marco desejado por praticamente todos os países nesse momento. Com 5 milhões de habitantes, o país da Oceania completou 100 dias sem a transmissão local do novo coronavírus.

No entanto, engana-se quem pensar que a cautela do governo neozelandês diminuirá com esse dado positivo. Pelo contrário, as autoridades comemoram o feito mas alertam que os cuidados devem ser mantidos para que não haja o reaparecimento da doença.

Nova Zelândia completa 100 dias sem transmissão do coronavírus
Ashley Bloomfield – Foto: Reprodução/Getty Images.
Nova Zelândia completa 100 dias sem transmissão do coronavírus
Foto de 14 de maio mostra medida de restrição em aeroporto na Nova Zelândia – Foto: Mark Baker/Arquivo AP Photo.

“Conseguir 100 dias sem transmissão na população é um passo importante, contudo, como todos sabemos, não nos podemos nos dar ao luxo de qualquer negligência”, destacou o diretor de Saúde do país, Ashley Bloomfield.

Ele também lembrou que outros países, como Vietnã e na Austrália, viram a transmissão doméstica retornar após ter sido controlada: “Temos visto no exterior quão rápido o vírus pode reaparecer e propagar-se em lugares onde anteriormente estava sob controle. E temos de estar preparados para rapidamente frear quaisquer novos casos no futuro na Nova Zelândia”.

Leia mais

Bolsonaro veta indenização para profissionais da saúde com Covid

A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, inclusive, bateu recordes de popularidade por causa da ação rápida durante a pandemia. No último sábado (8), aliás, ela deu início a sua campanha de reeleição chamando-a, de “Eleição Covid”.

Primeira-ministra deu início à campanha de reeleição – Foto: Nick Perry/AP.
País se tornou exemplo no combate ao coronavírus – Foto: Claudio Furlan/ESTADÃO CONTEÚDO.

No momento, o país acompanha 23 casos de pessoas com a doença. Todos elas vieram do exterior, foram diagnosticadas ao chegar no país e seguem em quarentena. A Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive, classificou como “exemplar” a reação do país por “eliminar com sucesso a transmissão na população”.

Agora, as fronteiras da Nova Zelândia são estritamente controladas e qualquer pessoa que entre no país está sujeita a uma quarentena de 14 dias. No caso de uma segunda onda do surto, aliás, o governo já solicitou que todos os núcleos familiares guardem kits de abastecimento de emergência, incluindo máscaras de proteção facial.

 

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz