Acontece Malas Prontas

Ônibus adaptado para prevenir Covid-19 começa a operar no Brasil

Ônibus adaptado para prevenir Covid-19 começa a operar no Brasil
Ônibus conta com poltronas individuais e separadas por cortinas - Foto: Divulgação/Ouro e Prata.
Primeira viagem será nesta terça (11) no Rio Grande do Sul.

As empresas têm se renovado para aumentar a segurança de seus serviços durante a pandemia. Prova disso vem do Rio Grande do Sul, onde a Marcopolo, sediada na serra gaúcha, realiza nesta terça-feira (11) a primeira viagem do ônibus adaptado para prevenir o contágio do coronavírus.

Batizado de Biosafe, o transporte é o primeiro do país a contar com as adaptações, segundo afirma a empresa. Entre as modificações implementadas estão a substituição das duas fileiras com dois lugares por três fileiras com uma poltrona, totalizando 46 assentos. O objetivo é, justamente, garantir o distanciamento entre os passageiros.

Ônibus adaptado para prevenir Covid-19 começa a operar no Brasil
Transporte conta com tecnologia ultravioleta de desinfecção do ar dentro – Foto: Divulgação/Ouro e Prata.

Além disso, também foram instaladas cortinas de material antimicrobiano entre as fileiras e um sistema de radiação UV-C, que faz a desinfecção do ar e de superfícies do aparelho de ar condicionado, segundo informou o portal G1. De acordo com a Marcopolo, o novo sistema permite que vírus e bactérias sejam eliminados.

Leia mais

Rússia registra primeira vacina contra coronavírus

Os banheiros, aliás, também são higienizados pela radiação ultravioleta. Ativada automaticamente pós o uso, a ação não precisa de acionamento manual.

Ônibus adaptado para prevenir Covid-19 começa a operar no Brasil
Primeiro ônibus Biosafe opera no Rio Grande do Sul – Foto: Divulgação/Ouro e Prata.

A primeira viagem do Biosafe, operada pela Viação Ouro e Prata, será nesta terça às 18h30. O ônibus parte da capital gaúcha, Porto Alegre, com direção ao município de Santa Rosa. A passagem, aliás, custa R$ 165, o mesmo valor de uma passagem executiva em ônibus comum, segundo a empresa.