Política

Israel e Emirados Árabes assinam acordo de paz histórico

Fotos: Reuters/ECSSR/Reprodução
O acordo diplomático foi oficializado com o auxilio de Donald Trump

Os governos de Israel e Emirados Árabes Unidos assinaram um acordo de paz histórico que tem o potencial de normalizar todas as ações diplomáticas entre os dois países e suas regiões. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (13) e a finalização do pacto contou com a intermediação do o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Donald Trump intermediou o tratado diplomático entre os dois governos. Foto: Reprodução/CNN

LEIA MAIS

Anticorpos de cavalos podem ser usados em tratamento contra Covid

O pacto foi oficializado por um telefonema entre Trump, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al-Nahyan. Em sua conta no Twitter, o presidente norte-americano escreveu: “Enorme avanço hoje! Acordo de paz histórico entre nossos dois grandes amigos, Israel e Emirados Árabes Unidos”.

De acordo com o anúncio divulgado, as delegações de Israel e dos Emirados Árabes Unidos irão se reunir nas próximas semanas para assinar acordos sobre investimentos, turismo, voos diretos entre os países, segurança, telecomunicações, tecnologia, energia, saúde, cultura, meio ambiente e até o estabelecimento de embaixadas recíprocas.

“A pedido do presidente Trump com o apoio dos Emirados Árabes Unidos, Israel suspenderá a declaração de soberania sobre as áreas delineadas na Visão do Presidente para a Paz e concentrará seus esforços agora na expansão dos laços com outros países do mundo árabe e muçulmano”, diz a declaração. Desta forma, a medida é histórica no Oriente Médio que sofre conflitos religiosos, políticos e territoriais há séculos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar