O ator Leonardo DiCaprio voltou a se posicionar contra queimadas na Amazônia. Em seu perfil no Instagram, o astro norte-americano compartilhou um texto do jornal The Guardian onde cita, em tom crítico, a gestão do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. No texto, que vem acompanhado de um vídeo com queimadas na Amazônia, o jornal cita dados publicados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o aumento do desmatamento na floresta.
LEIA MAIS
Humorista Marcius Melhem deixa a Globo após 17 anos de contrato
Na postagem, Dicaprio escreveu: “O número de queimadas na Amazônia brasileira em julho subiu 28% em relação ao mesmo mês no ano passado, de acordo com dados da agência Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] Dados preliminares indicam aumento de 7% em agosto.”
Em 2019, o presidente espalhou fake news acusando o americano de financiar queimadas criminosas no Brasil, sem apresentar provas. O ataque virou piada nas redes sociais. Contudo, no mesmo ano, Dicaprio fez uma doação de de US$ 5 milhões para combater os incêndios. A ação foi feita por meio da Earth Alliance, organização de defesa ambiental a qual o astro é um dos presidentes.
“O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está sob pressão internacional para inibir as queimadas, mas duvidou publicamente delas no passado, culpando oponentes e comunidades indígenas. Há preocupação de que o desmatamento no Brasil não esteja chamando atenção suficiente”, diz o texto. Finalmente, Dicaprio ainda alerta para “o clima mais seco deste ano até agora”.
Como estão as florestas norte americanas, hein DiCaprio…..