Política

Para 47%, Bolsonaro não é culpado pelas 100 mil mortes no Brasil

Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução/Istoé
A pesquisa do Datafolha precede o levantamento da popularidade de Bolsonaro, que é maior desde o início de seu governo.

De acordo com pesquisa divulgada neste sábado (15), pelo Instituto Datafolha,  47% dos brasileiros acreditam que o presidente da República, Jair Bolsonaro, não tem culpa nas mortes causadas pela Covid-19. Além disso, os que acham que Bolsonaro tem responsabilidade somam 52%, enquanto 11% consideram Bolsonaro como principal culpado. Ademais, 41% dizem que ele é um dos culpados, mas não o principal.

A pesquisa atual precede o levantamento da popularidade de Bolsonaro, que é maior desde o início de seu governo. – Foto: Alan Santos/PR

LEIA MAIS

Leonardo DiCaprio volta a condenar desmatamento da Amazônia

Os dados foram recolhidos por telefone com 2.065 brasileiros adultos que têm celular, nos dias 11 e 12 de agosto. O maior percentual entre os que isentam Bolsonaro de culpa está entre aqueles que consideram seu governo ótimo ou bom (80%).

Os brasileiros mais ricos (que ganham mais de 10 salários mínimos mensais) são os que mais consideram Bolsonaro culpado pelas mortes: 61% acham que o presidente é o principal ou 1 dos principais responsáveis. Entre os brasileiros que ganham até 2 salários mínimos, 49% isentam Bolsonaro de qualquer culpa.

Todavia, a marca das 100 mil mortes pela Covid-19 foi atingida em 8 de agosto, menos de cinco meses após o registro da primeira morte decorrente da doença no país.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar