Acontece

Pesquisa: 84% dos brasileiros acham energia elétrica muito cara

Foto: Agência Brasil/Reprodução
Pesquisa é do Ibope e da Associação dos Comercializadores de Energia

Para consumidores residenciais no Brasil, 84% consideram a energia elétrica ‘cara’ ou ‘muito cara’ no país. A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (18) foi realizada pelo IBOPE e pela Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). O estudo ouviu 2.000 pessoas em todas as regiões do país, entre os dias 24 de março e 1º de abril.

Energia elétrica está mais cara para a maioria dos entrevistados, mostra estudo do Ibope. – Foto: Whirpool

LEIA MAIS

Edu Guedes deixa a RedeTV! e revela proposta de outras emissoras

De acordo com a Abraceel, o valor custeado pelos consumidores tem se tornado mais contundente nas despesas familiares. As pessoas que consideravam o preço caro ou muito caro no ano de 2014 – primeiro ano de realização da pesquisa – chegavam a 67%. O percentual atingiu a maior marca em 2014 (88%) e no ano passado (87%). Contudo, os dados deste ano mostram que 55% dos entrevistados acreditam que o alto preço é provocado por impostos. 28% afirmam que o problema está na falta de concorrência no setor.

Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, acredita em outra possibilidade para o aumento dos preços. “Hoje a energia elétrica é 1 dos serviços mais taxados, por uma razão muito simples: os governos estaduais têm muita facilidade em arrecadar imposto por meio da conta de luz, então incidem diversos impostos – federais, estaduais – e o consumidor percebe que ela é cara devido aos muitos tributos”, alegou.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Além disso, em 80% dos casos, os entrevistados gostariam de escolher sua operadora de energia elétrica, enquanto em 2014, esse percentual era de 66%. Outro fator levado em conta pelos participantes do estudo revela a consciência ambiental por trás da escolha. 17% escolheriam sua operadora com base em uma geração de energia mais limpa. No ano passado, eram 15% aqueles que se preocupavam com energia mais limpa na hora de escolher a fornecedora de energia.

Porém, como a população considera o preço da energia elevado, uma parcela significativa não se mostra disposta a pagar mais na conta de luz para incentivar a geração de energia elétrica em outras residências.