Acontece

Pela primeira vez, contágio da Covid19 desacelera no Brasil

Taxa de contágio desacelera pela primeira vez no Brasil - Foto: Charles Platiau/Reuters
O Brasil passou 16 semanas consecutivas com taxa de transmissão acima de 1, agora, está em 0,98.

Segundo dados do Centro de Controle de Epidemias do Imperial College, pela primeira vez desde abril, o Brasil registrou transmissão do novo coronavírus (Sars-coV-2) sob controle. A taxa de contágio (Rt) no país foi de 0.98, o que significa que cada 100 pessoas infectadas pela Covid-19 outras 98 contagiam, que por sua vez passam o vírus para 96. As informações foram constatadas na semana que começou, no domingo (16).

O Brasil passou 16 semanas na zona vermelha, com taxa de contágio acima de 1. Em julho, o país apresentou taxas de 1,01, situação definida como “fora de controle”.

No entanto, o índice não indica estabilização e a reaceleração pode aparecer como decorrência do maior otimismo em relação à pandemia e consequente afrouxamento de cuidados. Aliás, Equador e Bolívia – que haviam conseguido reduzir seus índices – voltaram nesta semana a uma fase de aceleração, com 1,16 e 1,05, respectivamente. O mesmo ocorre em países europeus como Espanha, Rússia e França.

Além do Brasil, o único país com taxa de transmissão abaixo de 1 é o Chile, com 0,85.

O Imperial College calcula a taxa de transmissão com base no número de mortes reportadas, uma vez que o dado é menos sujeito a subnotificações que o de casos registrados; como há uma defasagem entre o momento do contágio e a morte, mudanças nas políticas de combate à epidemia levam em média duas semanas para se refletirem nos cálculos.