Acontece

Vacina russa contra a Covid-19 deve garantir imunidade por 2 anos

A vacina Sputnik V - Foto: Handout / Russian Direct Investment Fund / AFP
Imunização deverá ser testada em 40 mil pessoas na Rússia na fase 3 de ensaios clínicos.

A vacina Sputnik V, produzida pela Rússia contra a Covid-19, deverá dar imunidade à doença por, no mínimo, dois anos. A afirmação foi realizada através de uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (20) cedida pelo Instituto Gamaleya, em Moscou. Os cientistas russos também negociam com o Brasil e outros três países para a produção em massa do novo imunizante.

A vacina foi registrada na semana passada pelo governo da Rússia. - Foto: Reprodução/O Sul
A vacina foi registrada na semana passada pelo governo da Rússia. – Foto: Reprodução/O Sul

LEIA MAIS

Lula afirma que PT pode não ter candidato à presidência em 2022

A vacina, registrada na semana passada pelo governo russo, ainda é vista com desconfiança pela comunidade internacional pela falta de estudos publicados sobre sua produção.  O Instituto ainda anunciou que a vacina russa deverá ser aplicada, a partir da semana que vem, em mais de 40 mil pessoas em 45 centros médicos na Rússia. A medida faz parte dos ensaios de fase 3 do imunizante. A vacinação em massa tem previsão de começar em outubro no país, e a exportação, em novembro.

“Os voluntários estão produzindo anticorpos, seus organismos reagiram bem e todos apresentaram uma boa resposta imune”, afirmou o vice-diretor do Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemologia e Micorbiologia, Denis Logunov. Segundo o site da vacina russa, ela foi testada em animais antes de ser aplicada em humanos – incluindo testes em dois tipos de primatas.