Acontece

Brasileiros estão comendo mais fast-food e menos arroz e feijão

Foto: Reprodução/Internet - Montagem: RJ
O levantamento foi divulgado nesta sexta (21) e realizado pelo IBGE em parceria com o ministério da Saúde

De acordo com dados de pesquisa publicada nesta sexta (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma piora na qualidade da alimentação no Brasil nos últimos 10 anos. O estudo, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, revela que a alimentação do brasileiro perdeu qualidade nutricional. Contudo, arroz, feijão e carne ainda compõem o prato básico da população.

Apesar do aumento do consumo de fast-food, arroz e feijão ainda compõem o prato básico do brasileiro. – Foto: Reprodução/Internet

LEIA MAIS

Anitta participa de talk-show famoso nos EUA e se emociona

A Pesquisa de Orçamentos Familiares foi realizada entre 2017 e 2018 e analisou o consumo alimentar do Brasil. Foram ouvidos no estudo 46.164 moradores de 20.112 domicílios, que informaram o consumo alimentar para dois dias. O estudo mostra que, apesar de predominante, o consumo do arroz caiu de 82,7% para 72,9%. O consumo do feijão foi de 71,2% para 59,7% e a carne bovina de 43,8% para 34,6%. Em contra partida, houve um aumento na ingestão de pizzas e sanduíches, com crescimento de 10,5% para 17%.

Consumo de processados

O gerente da pesquisa, André Martins, explica que apesar de a população ainda se alimentar de forma saudável, o aumento de ingestão de fast-food preocupa. “Nossa alimentação ainda é baseada no feijão, arroz e carne, e isso é positivo, mas temos que melhorar o consumo de frutas e legumes e diminuir o açúcar e o sódio em excesso”, apontou.

Ainda de acordo com o estudo, o consumo médio diário de feijão (142,2 gramas) e arroz (131,4 gramas) só é inferior ao do café (163,2 gramas). Na sequência, aparecem sucos (124,5 gramas) e refrigerantes (67,1 gramas). A pesquisa mostrou, também, que houve queda no consumo diário de gorduras saturadas, que passou da média de 20,7 gramas por dia em 2009 para 19,7g em 2018.