Acontece

Facebook quer eliminar propagandas políticas após eleições nos EUA

Facebook - Foto: Reprodução/Reuters
A empresa pretende adotar uma “chave de controle” para eliminar publicidade política após o fim da eleição com o objetivo de conter desinformações.

Com a aproximação das eleições presidenciais norte-americanas, prevista para 3 de novembro, o Facebook vem se preparando para garantir que a plataforma esteja livre de desinformações. Neste contexto, a plataforma está decidindo quais medidas tomar caso o presidente Donald Trump use a rede para disputar voto. De acordo com matéria publicada nesta sexta (21) pelo The New York Times, o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, estuda eliminar propagandas políticas do site.

Mark Zuckerberg estuda eliminar propagandas políticas do Facebook. – Foto: Reprodução/PBS

LEIA MAIS

João e Bia Doria anunciam que estão livres da covid-19

Citando fontes sigilosas, o relatório do NYT afirma que a empresa pretende adotar uma “chave de controle” para eliminar publicidade política após o fim da eleição com o objetivo de conter desinformação. “Os funcionários da empresa do Vale do Silício estão traçando planos de contingência e percorrendo cenários pós-eleitorais que incluem tentativas de Trump ou sua campanha de usar a plataforma para deslegitimar os resultados”, afirmou uma das fontes.

A “chave de controle” seria utilizada para tirar do ar a publicidade política após o dia da eleição, já que o teor dos anúncios não são fiscalizados pelo Facebook e podem ser usados para espalhar fake news.

Contudo, a empresa de mídia social tem sido criticada por isentar anúncios e discursos de políticos de verificações de fatos. O YouTube e o Twitter também discutem planos de ação caso o período pós-eleitoral se complique.