Acontece

Primeiro caso de reinfecção da Covid-19 é confirmado em Hong Kong

O Reino Unido já começou a revisão da vacina - Foto: Divulgação
Após 4 meses e meio desde a primeira infecção, homem de Hong Kong testou positivo para o vírus novamente

Pesquisadores de Hong Kong confirmaram nesta segunda-feira (24) o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus. O paciente é um homem de 33 anos que foi diagnosticado pela segunda vez com a doença após voltar da Espanha. Ele já havia contraído a covid-19 pela primeira vez há mais de quatro meses. A pesquisa com o resultado foi aceita para publicação no “Clinical Infectious Diseases“, da editora da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O paciente infectado pela segunda vez já havia contraído a covid-19 há mais de quatro meses. – Foto: Sérgio Lima/Poder360

LEIA MAIS

Mãe da bebê Vitória de ‘Fina Estampa’ guarda cachê até hoje

Médicos do mundo todo, incluindo do Brasil, já relataram possíveis casos de reinfecção pelo novo coronavírus. Contudo, essa é a primeira vez que os pesquisadores conseguiram provar que se tratava de uma nova infecção. Ao fazer o sequenciamento genético do vírus, os pesquisadores perceberam que era igual ao que estava circulando na Europa nos meses de julho e agosto. Entretanto, essa era uma versão bastante diferente do coronavírus diagnosticado no paciente na primeira vez.

“Nossos resultados provam que a segunda infecção é causada por um novo vírus, que ele adquiriu recentemente, em vez de uma disseminação viral prolongada”, afirmou Kelvin Kai-Wang To, microbiologista clínico da Universidade de Hong Kong. O novo achado é certamente importante tanto para o processo de criação das vacinas quanto para as estratégias de prevenção dos países.