Política

Mourão defende mensalidade de mais ricos em universidades públicas

Foto: Romério Cunha/Flickr
Durante uma live, Mourão afirmou que é "paradoxal que esses estudantes não devolvam nada ao país".

Durante uma live nesta quarta-feira (26), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou ser favorável ao pagamento de mensalidades por parte de estudantes mais ricos em universidades públicas. De acordo com ele, as mensalidades de quem pode pagar deveriam garantir o acesso daqueles que não podem arcar com os custos educacionais. Mourão ainda afirmou que é “paradoxal que esses estudantes não devolvam nada ao país”.

Hamilton Mourão defendeu que estudantes que tenham condições devem pagar pelo ensino em universidades públicas – Foto: Divulgação

LEIA MAIS

Setor do champagne vive crise histórica devido à pandemia

“Nós temos um paradoxo, que eu gostaria de trazer para todos, que é uma visão que eu tenho de longa data, que é nós termos dentro da universidade federal gente que poderia pagar os seus custos recebendo um ensino de graça e, posteriormente, não devolvendo nada para o país. Simplesmente é formada e passa única e exclusivamente a lidar com a sua vida privada”, disse o vice-presidente.

Em participação virtual em uma aula magna do grupo Ser Educacional, Mourão afirmou que mais da metade dos atuais ocupantes de vagas em universidades públicas poderiam pagar pelo serviço. Além disso, sua filha e seu filho estudaram em universidade federal, que ele poderia ter pago. Entretanto, o vice-presidente disse acreditar que é preciso fazer uma discussão séria e sem preconceitos.

“Temos que buscar espaço fiscal e fontes de financiamento. […] O pagamento que eles [os mais ricos] fizessem serviria para que mais alunos ingressassem no setor privado e, consequentemente, nós aumentássemos o nosso percentual de jovens com curso superior”, finalizou.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar