Política

Governo desliga general Rêgo Barros e extingue cargo de porta-voz

Governo desliga general Rêgo Barros e extingue cargo de porta-voz
General Otávio Rêgo Barros - Foto: José Dias/PR.
Exoneração deve ser formalizada nas próximas semanas.

O Palácio do Planalto confirmou a extinção do cargo de porta-voz da Presidência da República, até então ocupado pelo general Otávio Rêgo Barros. A informação foi divulgada em nota na noite desta quarta-feira (26).

Segundo o comunicado, a decisão, inclusive, deve ser publicada em novo decreto nas próximas semanas. Desde o início do ano, os pronunciamentos à imprensa conduzidos quase diariamente por Rêgo Barros acabaram sendo substituídos por falas do próprio presidente Jair Bolsonaro, na entrada e saída do Palácio da Alvorada.

Governo desliga general Rêgo Barros e extingue cargo de porta-voz
Rêgo Barros será exonerado do cargo – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.
Decisão do afastamento foi confirmada pelo Palácio do Planalto – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Dessa forma, a função tornou-se ainda mais esvaziada e sem função definida internamente. Na visão de auxiliares do Planalto, aliás, a saída de Rêgo Barros foi “natural” e ocorreu, assim, por não haver mas espaço para ele na Presidência, tendo em vista que o cargo não era mais usado.

Leia mais

Bolsonaro faz terceira visita ao Nordeste em menos de um mês

O general, aliás, já estava isolado há vários meses e, atualmente, possuía uma equipe formada por cinco servidores. O cargo era vinculado ao Ministério da Secretaria de Governo e a exoneração deve ser formalizada nos próximos dias.

Governo desliga general Rêgo Barros e extingue cargo de porta-voz
Porta-voz costumava organizar encontros com jornalistas – Crédito: Marcos Corrêa/PR.
Carlos Bolsonaro fez críticas à gestão do general – Foto: Reprodução.

No ano passado, o porta-voz passou a ser alvo de críticas do o vereador Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente. Ele era contra os cafés da manhã com jornalistas organizados por Rêgo Barros, o que, segundo sua visão, serviam para prejudicar o pai.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar