Acontece

Butantan deve entregar 45 milhões de doses de vacina até dezembro

Butantan deve entregar 45 milhões de doses de vacina até dezembro
Instituto produz a CoronaVac - Foto: Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo.
Imunizante contra o coronavírus é desenvolvido em parceria com laboratório chinês.

O Instituto Butantan afirmou que programa entregar 45 milhões de doses da vacina contra o coronavírus ao Sistema Único de Saúde (SUS) até dezembro deste ano. O imunizante, batizado de CoronaVac, é desenvolvido em parceria com o laboratório chinês SinoVac.

De acordo com o diretor da instituição, Dimas Covas, o número de doses pode ser ampliado para 100 milhões até maio de 2021. “Asseguramos que em dezembro teremos 45 milhões de doses disponíveis para o SUS. Podíamos integralizar esse volume até 60 milhões em março e 100 milhões em maio. Formalizamos essa possibilidade”, explicou.

"Podemos vacinar contra Covid em janeiro", diz diretor do Butantan
Dimas Covas falou sobre a vacina – Foto: Reprodução.
Butantan produz vacina em parceria com laboratório chinês – foto: PixaBay/Reprodução.

Para que a vacina seja de fato utilizada no país, ainda é necessária a conclusão da fase de testes clínicos e o registro junto à Anvisa. Até agora, o imunizante foi aplicado em aproximadamente 9 mil voluntários selecionados pelo Instituto Butantan.

Leia mais

Gusttavo Lima faz “maior live do mundo”, com milhões em cachê e views

Segundo órgão, 97% das pessoas desenvolveram imunidade contra o coronavírus. Além disse, os testes demostraram que a vacina precisará ser aplicada em duas doses, com uma diferença de 14 dias entre uma e outra.

Dimas Covas afirmou, ainda, que o instituto receberá da China 15 milhões de doses da vacina. O lote, conforme o diretor, chegará já em seringas e pronto para aplicação.

João Doria participou da coletiva de imprensa – Foto: Divulgação

O anúncio sobre os avanços da vacina e suas doses foi feito durante coletiva de imprensa do governo de São Paulo, ao qual o Butantan é um órgão vinculado. A entrevista, realizada na sexta-feira (28), teve, ainda, a presença do governador João Doria e do prefeito da capital, Bruno Covas, ambos do PSDB.