Acontece

Ensino superior pode retomar aulas presenciais na segunda (8)

Sala de aula vazia devido à pandemia do coronavírus - Foto: Divulgação
Governo de Pernambuco mantém ensino básico suspenso

As instituições de ensino superior da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Geres VIII (com sede em Petrolina) poderão retomar as aulas presenciais na próxima segunda-feira (8). A data, aliás, foi anunciada pelo secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, em coletiva online do Governo de Pernambuco na tarde desta segunda-feira (31). Além disso, o secretário prorrogou o decreto que mantém as aulas do ensino básico suspensas até o dia 15 de setembro.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Foto: Divulgação
Leia Mais

Queda no contágio e óbitos deixa PE mais perto do “novo normal”

O Governo de Pernambuco irá divulgar o protocolo para retomada das aulas nas faculdades até sexta-feira (4). Aliás, os alunos só poderão voltar às salas de aulas seguindo todas as medidas exigidas pelo protocolo. Além disso, caberá a cada instituição a decisão da retomada ou não das aulas, assim como a forma como o processo se dará. “Além de se tornar de uma autorização dada pelo Comitê de Combate à Covid-19, vale destacar que é um público adulto. Outro ponto a ser destacado é que esse processo de retomada vai ser feito em etapas, e as aulas poderão assumir, a partir da decisão das instituições, algumas configurações”, afirmou Fred Amâncio.

Secretário Fred Amâncio – Foto: Heudes Regis/SEI

Aliás, o retorno das aulas presenciais nas faculdades será escalonado. Na primeira etapa, que começa dia 8, as instituições de ensino só poderão receber até 25% da sua capacidade, dando prioridade aos concluintes. Enquanto isso, no dia 14 de setembro, as instituições poderão receber até 50% da capacidade de estudantes. Na semana seguinte (21 de setembro), a capacidade máxima de retorno às aulas presenciais será de 75%. Já no dia 28 de setembro, as instituições estarão autorizadas a retomarem as atividades 100% de sua capacidade.

Coletiva do Governo de Pernambuco – Foto: Heudes Regis/SEI