Acontece

13 universidades brasileiras estão no ranking de melhores do mundo

Universidade de São Paulo - Foto: Agência USP/Divulgação
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também aparece no ranking, porém em colocação abaixo das 1000 melhores.

Dentre as 1000 melhores universidades do mundo, 13 instituições são brasileiras. O levantamento é referente a nova edição do ranking da consultoria britânica Times Higher Education, um dos mais prestigiosos do setor. Liderando o ranking das brasileiras, estão a Universidade de São Paulo (USP), entre as 250 melhores, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre as 300. Este ano, ambas as instituições subiram de posição. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também aparece no ranking, porém em colocação abaixo das 1000 melhores.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aparece no ranking, porém em colocação abaixo das 1000 melhores.- Foto: Divulgação

LEIA MAIS

Câmara do Rio rejeita abertura de impeachment contra Crivella

Times Higher Education avaliou 1.527 instituições em mais de 90 países, em critérios como ensino, pesquisa, internacionalização, citações acadêmicas e outros. Ao todo, o Brasil tem 52 universidades avaliadas, a maioria instituições públicas federais e estaduais. Entre as privadas, constam no ranking apenas a PUC-RJ (entre as 800 melhores) e PUC-RS (entre as 1.000 melhores).

Com o ranking, a USP segue sendo a melhor instituição de ensino superior da América Latina. Na primeira posição do ranking a Universidade de Oxford, no Reino Unido, foi classificada como a melhor universidade do mundo. Completam o pódio as americanas Stanford e Harvard.