Acontece

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand como Patrimônio de PE

Obras de Francisco Brennand na Oficina Brennand - Foto: Rafael Furtado
A nova proposição foi feita pela deputada Alessandra Vieira (PSDB)

O complexo monumental que guarda a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand deve se tornar Patrimônio de Pernambuco. A nova proposição é de autoria da deputada Alessandra Vieira (PSDB) e está em tramitação na Alepe. Localizado na Várzea, o local conta com 15 km² de área construída e surgiu no ano de 1971.

Deputada Estadual Alessandra Vieira – Foto: Divulgação
Leia Mais

As grandes obras de Francisco Brennand

Além disso, o acervo da Oficina de Cerâmica Francisco Brennand conta com mais de duas mil obras, entre esculturas, murais, painéis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos. Aliás, após a morte do artista plástico, em 19 de dezembro de 2019, o complexo tornou-se integralmente um museu. Vale lembrar que as criações de Francisco Brennand já ganharam diversos prêmios nacionais e internacionais. Além disso, as criações do artista embelezam diversos museus no Recife, Brasil e do mundo. Os temas principais das obras são a origem da vida e eternidade das coisas, inspiradas nas mitologias grega e romana, bem como na História, fauna, flora, literatura e personagens.

Francisco Brennand – Foto: Leo Mota
Obras de Francisco Brennand na Oficina Brennand – Foto: Rafael Furtado

Conhecido por suas gigantescas obras, Francisco é o grande criador do Parque das Esculturas, construído em frente ao Marco Zero, no Recife. Ao todo, são 90 peças em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil e formando um dos cartões-postais do Recife. A principal obra do complexo é a “Coluna de Cristal”, uma torre de 34 metros de altura confeccionada em argila e bronze.

Torre de Cristal – Foto: Reprodução/Internet