Acontece

Empresários de Noronha pedem reabertura completa da ilha

Grupo se reúne em Boa Viagem - Foto: Cortesia.
Grupo está no Recife e pede um encontro com o governador.

Empresários, comerciantes e moradores de Fernando de Noronha estão reunidos na manhã desta terça-feira (8), no Recife, para pedir a reabertura completa da ilha. Eles saem de Boa Viagem em direção ao Palácio das Princesas, onde desejam um encontro com o governador Paulo Câmara.

“Estamos aqui em prol da ilha. Nós nos reunimos com o governo por quase um mês, elaboramos um protocolo com toda a segurança, e o governo não teve o menor respeito, não levou em conta nada disso. Isso é uma coisa realmente absurda. Estamos revoltados. O protocolo atual penaliza quem cumpriu o distanciamento e favorece quem não seguiu as regras”, disse o famoso pousadeiro Zé Maria Sultanum. Até o momento, apenas turistas que já tiveram Covid-19 podem ingressar na ilha.

Eles pedem a reabertura completa da ilha – Foto: Cortesia.
Grupo saiu de Boa Viagem em direção ao Palácio das Princesas – Foto: Cortesia.

Segundo o empresário, mais de 200 veículos participam da carreata. Ele destaca, ainda, o intenso controle previsto no protocolo entregue ao governo. “Nós fizemos um protocolo com toda a segurança. Deve ser um dos mais rígidos do mundo”, comentou. O pousadeiro e instituições do trade turístico de Noronha pedem a reabertura imediata da ilha.

Leia mais

Refeno 2020 é cancelada após organização ouvir comandantes

A pousadeira, Ana Cláudia Sultanum, mulher de Zé Maria, também ressalta a necessidade ampliar a reabertura da ilha. “O intuito desse movimento é a abertura de Noronha para todos, indistintamente, seguindo os protocolos de segurança. Igualmente, permitir que a sociedade insular, que basicamente vive do turismo, resgate suas vidas e dignidade”, disse.

Grupo pede um encontro com o governador Paulo Câmara – Foto: Reprodução.
Ailton Júnio, conselheiro da ilha de Fernando de Noronha, alega que a manifestação anesia por uma nova medida do governo em relação à ilha. “O objetivo é reabrir a ilha para os visitantes de forma responsável e segura. Porém, abrir de verdade. Esse primeiro protocolo foi muito prejudicial ao nosso destino. É crítica a situação que estamos vivendo”, lamentou.
Mais de 200 automóveis teriam participado da carreata – Foto: Cortesia.
O arquipélago foi fechado no dia 21 de março. Já a reabertura gradual iniciou no dia 1º de setembro com protocolo que, segundo os manifestantes, impossibilitam a retomada da economia turística regional. Pousadeiros, bugueiros, conselheiros e pequenos negociantes da ilha são alguns exemplos à frente do protesto.

Em nota, o governo do estado, por meio da Casa Civil, informou que recebeu nesta terça uma comissão formada por empresários que atuam em Noronha. Participaram do encontro o secretário-executivo da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, acompanhado do superintendente jurídico da administração do arquipélago, Felipe Campos, e do diretor de projetos estratégicos, Daniel Bezerra.

Durante a reunião, informa a nota, foram ouvidas as reivindicações dos empresários. De acordo com o documento, o grupo protocolou um ofício em que solicita, com celeridade, a flexibilização do protocolo de entrada de turistas na ilha. Segundo a Casa Civil, o material será encaminhado ao Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus para avaliação e eventual deliberação.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz