A semana está repleta de reviravoltas envolvendo a ilha de Fernando de Noronha. Após ter sido confirmada pelo governo do estado, a tradicional Regata Refeno foi cancelada pelo Cabanga Iate Clube, responsável por organizar a competição.
Segundo o clube, a decisão se dá após uma pesquisa com os comandantes inscritos na Refeno. Dos 49 que responderam à chamada no site da instituição, 30 votaram pelo cancelamento, enquanto 19 optaram pelo chamado “bate-volta”. Nessa última opção, segundo o Cabanga, toda a programação de eventos seria realizada no Recife.
O clube, aliás, detalhou os motivos da escolha em comunicado oficial divulgado na segunda-feira (7). “Ressaltamos que, desde o anúncio da retomada das atividades, o Cabanga e a coordenação da Refeno planejaram uma competição segura para todos: tripulantes, staff e ilhéus. Contudo, por conta do rigoroso protocolo imposto pela Administração da Ilha de Fernando de Noronha, a 32ª edição se tornou inviável”, dizia o documento.
Leia mais
Chadwick Boseman ganhará estátua em sua cidade natal
De acordo com o texto, a dupla quarentena necessária aos competidores seria inviável. “Tal protocolo inviabiliza a realização da edição 2020 por haver redundância de quarentena para a prevenção da Covid-19, mesmo com os velejadores sendo testados no Recife na véspera da prova. Os inscritos já cumpririam 72 horas de quarentena no mar e iriam cumprir mais 48 horas de quarentena na ilha”, destaca o comunicado.
A Refeno estava marcada para ocorrer no dia 10 de outubro. Segundo o Cabanga, comandantes e velejadores poderão solicitar o reembolso das inscrições a partir do dia 10 de setembro. Outra opção é a transferência do valor para a edição 2021 da regata. Os pedidos podem ser encaminhados por e-mail ([email protected]).
Leia mais
Harry e Meghan reembolsam R$ 16,7 mi gastos em reforma
Além disso, o clube também afirmou que os barcos já ancorados no Cabanga, ou que estão a caminho do Recife, terão 30 dias de estadia gratuita. Os casos especiais, por sua vez, serão analisados pela coordenação.
Outra ação que envolve Noronha acontece nesta terça-feira (8). Empresários e comerciantes da ilha estão no Recife pedindo a reabertura completa do local. Eles participam de uma carreta que sai de Boa viagem com direção ao Palácio das Princesas, onde pedem um encontro com o governador Paulo Câmara.
Adicionar comentário