TV e Cinema

Oscar vai exigir mais diversidade em indicados a melhor filme

Oscar vai exigir mais diversidade em indicados a melhor filme
Mahershala Ali, Emma Stone, Viola Davis e Casey Affleck com suas estatuetas na premiação do Oscar 2017 - Foto: Frazer Harrison/Getty Images.
Medidas buscam aumentar a diversidade da indústria cinematográfica.

Uma boa notícia foi dada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável por organizar o Oscar. A partir de 2024, a entidade vai exigir que as obras indicadas a melhor filme reflitam a pluralidade de etnias existentes no mundo.

Os novos requisitos para que as produções concorram à principal categoria da premiação mais importante do cinema foram divulgados na noite dessa terça-feira (8). Um deles, aliás, é que haja membros de minorias sociais, como negros ou latinos, em papéis de protagonistas ou coadjuvantes. Ou ainda que 30% do elenco seja composto por grupos pouco representados.

Oscar vai exigir mais diversidade em indicados a melhor filme
‘Parasita’ conquistou o título de Melhor Filme no Oscar 2020 – Foto: Kevin Winter/Getty Images.
Oscar vai exigir mais diversidade em indicados a melhor filme
Em 2019, ‘Green Book’ levou a estatueta de Melhor Filme – Foto: Valerie Macon/AFP.

As medidas buscam aumentar, assim, a diversidade da indústria cinematográfica. “A mudança começa agora. Anunciamos os novos critérios de representatividade e inclusão para a escolha de Melhor Filme a partir da 96ª [edição do Oscar]”, escreveu a entidade no perfil do Twitter.

Segundo a academia, as produções que quiserem concorrer à principal categoria do Oscar devem atender ao menos a dois dos quatro critérios abaixo:

Leia mais
  • ter membros de minorias, como negros ou latinos, em papéis de protagonistas ou coadjuvantes, ou 30% do elenco composto por grupos pouco representados, ou narrativa principal focada nestes grupos;
  • ter um número determinado de membros de grupos pouco representados, como mulheres ou pessoas com deficiência, em cargos de liderança ou 30% da equipe geral formada por membros destes grupos;
  • oferecer cargos pagos de estágio ou de aprendizado para membros de grupos pouco representados nos estúdios, distribuidoras e produtoras, além de vagas de oportunidades de desenvolvimento de habilidades e de treinamento para membros destes grupos em cargos menores na equipe de produção;
  • ter cargos de liderança nos estúdios e/ou produtoras preenchidos por membros de minorias ou grupos pouco representados nas equipes de marketing, distribuição e/ou publicidade.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz