TV e Cinema

Oscar vai exigir mais diversidade em indicados a melhor filme

Oscar vai exigir mais diversidade em indicados a melhor filme
Mahershala Ali, Emma Stone, Viola Davis e Casey Affleck com suas estatuetas na premiação do Oscar 2017 - Foto: Frazer Harrison/Getty Images.
Medidas buscam aumentar a diversidade da indústria cinematográfica.

Uma boa notícia foi dada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável por organizar o Oscar. A partir de 2024, a entidade vai exigir que as obras indicadas a melhor filme reflitam a pluralidade de etnias existentes no mundo.

Os novos requisitos para que as produções concorram à principal categoria da premiação mais importante do cinema foram divulgados na noite dessa terça-feira (8). Um deles, aliás, é que haja membros de minorias sociais, como negros ou latinos, em papéis de protagonistas ou coadjuvantes. Ou ainda que 30% do elenco seja composto por grupos pouco representados.

Oscar vai exigir mais diversidade em indicados a melhor filme
‘Parasita’ conquistou o título de Melhor Filme no Oscar 2020 – Foto: Kevin Winter/Getty Images.
Oscar vai exigir mais diversidade em indicados a melhor filme
Em 2019, ‘Green Book’ levou a estatueta de Melhor Filme – Foto: Valerie Macon/AFP.

As medidas buscam aumentar, assim, a diversidade da indústria cinematográfica. “A mudança começa agora. Anunciamos os novos critérios de representatividade e inclusão para a escolha de Melhor Filme a partir da 96ª [edição do Oscar]”, escreveu a entidade no perfil do Twitter.

Segundo a academia, as produções que quiserem concorrer à principal categoria do Oscar devem atender ao menos a dois dos quatro critérios abaixo:

Leia mais
  • ter membros de minorias, como negros ou latinos, em papéis de protagonistas ou coadjuvantes, ou 30% do elenco composto por grupos pouco representados, ou narrativa principal focada nestes grupos;
  • ter um número determinado de membros de grupos pouco representados, como mulheres ou pessoas com deficiência, em cargos de liderança ou 30% da equipe geral formada por membros destes grupos;
  • oferecer cargos pagos de estágio ou de aprendizado para membros de grupos pouco representados nos estúdios, distribuidoras e produtoras, além de vagas de oportunidades de desenvolvimento de habilidades e de treinamento para membros destes grupos em cargos menores na equipe de produção;
  • ter cargos de liderança nos estúdios e/ou produtoras preenchidos por membros de minorias ou grupos pouco representados nas equipes de marketing, distribuição e/ou publicidade.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar