Acontece

Vacina russa é testada em 40 mil voluntários em Moscou

Foto: Reprodução/Sputnik
Na semana passada, a revista científica The Lancet, havia publicado resultados positivos dos testes clínicos da Sputnik V.

As autoridades de Moscou anunciaram, nesta quarta-feira (9), que começaram os ensaios da vacina russa contra a Covid-19 em 40 mil habitantes da capital. Esta é a última etapa de testes do medicamento, anunciada em agosto. A Rússia anunciou, no início de agosto, que teria desenvolvido a “primeira” vacina contra a Covid-19 por parte do centro de pesquisas Nikolai-Gamaleia.

No momento, a vacina está em sua última etapa de testes
No momento, a vacina está em sua última etapa de testes – Foto: David Greedy/AFP

LEIA MAIS

Trump minimizou pandemia de propósito, afirma jornalista em livro

“Os primeiros participantes foram vacinados hoje em estabelecimentos médicos da capital”, disse em comunicado a vice-prefeita de Moscou, Anastasia Rakova, saudando um “dia importante não apenas para a cidade, mas para todo o país”. No total, 40.000 habitantes foram convidados a participar neste estudo. Pode ser voluntário qualquer habitante da cidade com nacionalidade russa e cobertura médica vigente.

No Brasil, o governo do Paraná informou na última sexta-feira (4) que prevê protocolar um pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes do produto russo em voluntários até o fim deste mês. Na semana passada, a revista científica The Lancet, umas das mais importantes do mundo, havia publicado resultados positivos dos testes clínicos da Sputnik V.