Acontece Entrevista

Entrevista com Rodrigo Patriota, indicado para vice-prefeito

Rodrigo Patriota foi escolhido pelo PDT para vice-prefeito - Foto: Arthur Mota
O enfermeiro foi indicado pelo PDT Recife para compor a chapa majoritária do PSB

Assim como adiantamos, Rodrigo Patriota foi escolhido pelo PDT Recife, com a desistência de Túlio Gadêlha, para compor a chapa majoritária do PSB. Entrevistamos em primeira mão o possível vice-prefeito da chapa de João Campos. Rodrigo Patriota Pires, aliás, é conhecido por suas críticas ao PSB. Ele é formado em enfermagem pela UFPE e membro da Força Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (FN SUS). Em 2010, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito dos Guararapes do Governo de Pernambuco.

Rodrigo Patriota entrou para a política em 2017, quando fundou Movimento Branco – organização da categoria para reivindicar melhores condições de trabalho, atendimento ao público e pela valorização dos profissionais da Saúde. Em 2019 se filiou ao PDT e se tornou um dos aliados do deputado federal e dirigente municipal pedetista Túlio Gadêlha.

Rodrigo Patriota foi o mais votado pelo PDT Recife para compor a chapa com o PSB – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
Tendo em vista a sua atuação na área da Saúde e sua posição crítica em relação à gestão do PSB, como você enxerga essa composição com o partido que hoje está à frente da condução da cidade?

Queremos transformar essas críticas, que são embasadas e legítimas, em propostas. Minha intenção é fazer isso através do diálogo, escutando todos os setores da cidade e as forças envolvidas neste processo. Queremos somar e construir um Recife saudável, sustentável, seguro e feliz.

Como você acha que a visão pedetista pode agregar à futura gestão da cidade, junto aos socialistas?

Durante todo esse processo, elaboramos um plano de governo com a participação dos 36 pré-candidatos a vereador em diversos setores e especialistas. Entendemos que o PSB, através do deputado federal e pré-candidato a prefeito do Recife, João Campos, demonstra ser um jovem com maturidade e habilidades políticas. Junto ao PDT, podemos fazer melhor para a cidade do Recife. Para não ficar só nas palavras, posso citar um exemplo: no setor da Saúde, temos a proposta de ampliar a cobertura da estratégia de saúde da família e requalificar as unidades já existentes, além de valorizar os profissionais da área.

Como você recebe essa decisão coletiva da comissão provisória, a qual é dirigida pelo deputado federal Túlio Gadêlha?
Rodrigo Patriota e Túlio Gadêlha – Foto: Arthur Mota/FolhaPE

Túlio tem sido um grande mestre na arte de ouvir e trabalhar o debate, sempre democraticamente. Aprendi que, para a vida política, temos que ter três princípios: uma boa formação técnica na área de atuação, cordialidade política e fidelidade às causas que eu e meu partido defendemos. Feliz com essa decisão, pretendo seguir a missão conforme estabelecida coletivamente.