Acontece

Governo dos EUA vai flexibilizar triagem para COVID19

Foto: Jonathan Ernst/Reuters
A medida incidirá somente sobre pessoas que eram exceção às restrições, por serem americanas ou possuírem residência permanente nos EUA ou visto diplomático.

O governo dos Estados Unidos flexibilizará a triagem mais rigorosa para covid-19 para brasileiros e outros passageiros internacionais.

O CDC (Centro de Controle de Doenças) emitiu declaração no site sobre o encerramento das triagens para voos internacionais: “A partir de 14 de setembro de 2020, o Governo dos Estados Unidos removerá os requisitos para direcionar todos os voos que transportam passageiros de companhias aéreas que chegam de, ou estiveram presentes recentemente em, determinados países para pousar em um dos 15 aeroportos designados e interromper o exame de saúde de entrada aprimorado para esses passageiros. Atualmente, a triagem de saúde na entrada avançada é conduzida para aqueles que chegam de, ou que tiveram presença recente na, China (excluindo as Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau), Irã, região de Schengen da Europa, Reino Unido (excluindo territórios ultramarinos fora de Europa), Irlanda e Brasil.”, diz o comunicado.

Os Estados Unidos autorizam a entrada de estrangeiros com título de residência norte-americano e portadores de determinados tipos de visto diplomático. Essas regras não vão mudar por enquanto. O que muda é o protocolo sanitário adotado para quem já tem autorização para viajar aos Estados Unidos.

Pelo protocolo atual, voos vindos de países com alto número de casos só podem pousar em 15 aeroportos dos Estados Unidos. Neles, uma equipe médica avalia todos os passageiros. Segundo a agência Reuters, apenas 15 passageiros foram identificados com covid-19 dentre 675 mil que foram avaliados nos aeroportos. Por isso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças está “mudando sua estratégia e priorizando outras medidas de saúde pública para reduzir o risco de transmissão de doenças relacionadas a viagens”.

O Departamento de Estado ainda está estudando a melhor forma de retirar as restrições.