Acontece

Volkswagen pretende cortar 5 mil postos de trabalho até 2021

Foto: Celso Tavares/G1
A decisão, fechada na última quinta (10), prevê o pagamento de até 35 salários aos funcionários que aderirem a um programa de demissão voluntária

Será votada na próxima terça-feira (15) a proposta da Volkswagen que pretende encerrar cerca de 5 mil vagas da montadora no Brasil. A decisão foi fechada na última quinta (10) e prevê o pagamento de até 35 salários aos funcionários da área produtiva que aderirem a um programa de demissão voluntária a ser aberto nos próximos dias. A reestruturação de suas operações globais ainda incluirá a demissão de 30 mil empregados até o fim de 2025, o equivalente a 25% da sua força de trabalho, de 120 mil pessoas atualmente.

Segundo os sindicatos, cabe aos trabalhadores decidirem se vão aderir à proposta da Volkswagen
Segundo os sindicatos, cabe aos trabalhadores decidirem se vão aderir à proposta da Volkswagen – Foto: Divulgação

LEIA MAIS

Tinder leva usuário do apocalipse ao ‘match’ com série interativa

O corte de vagas representa 35% da força de trabalho da montadora que possui 14,7 mil trabalhadores das fábricas em São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR). Os números incluem funcionários mensalistas, horistas e até terceirizados. A proposta apresentada pela Volkswagen está em negociação há mais de três semanas com os dirigentes dos sindicatos de metalúrgicos das cidades.

De acordo com reportagem do G1, a Volkswagen confirmou que está negociando com os sindicados “medidas de flexibilização e revisão dos acordos coletivos vigentes para adequação ao nível atual de produção, com foco na sustentabilidade de suas operações no cenário econômico atual, muito impactado pela pandemia do novo coronavírus”.

Segundo os sindicatos, cabe aos trabalhadores decidirem se vão aderir à proposta. “Vamos tentar nas mesas de negociação buscar alternativas para que não haja demissões para ter segurança aos trabalhadores”, disse Claudio Batista da Silva Júnior, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.