Política

Afeganistão e Talibã iniciam negociações de paz histórica

Foto: NEWS AGENCY/AFP
Mike Pompeo, Secretário de Estado americano, acompanha as discussões que se anunciam difíceis por causa das profundas divergências entre os dois lados.

O governo do Afeganistão e o Talibã iniciaram neste sábado (12), na presença do secretário de Estado americano Mike Pompeo, negociações históricas de paz entre o governo e o grupo. A presidência afegã anunciou que as negociações entre o Talibã e os afegãos têm início na capital do Catar, Doha.

Foto:

LEIA MAIS

Brasileiros lançam filme em realidade virtual no Festival Veneza

A delegação de 21 pessoas é composta por representantes de diferentes partidos e grupos políticos. Além disso, o presidente do Conselho Superior de Reconciliação Nacional do Afeganistão, Abdullah Abdullah, o vice-ministro das Relações Exteriores, Hanif Atmar, o Ministro de Estado para Assuntos de Paz, Sayed Saadet Mansur Nadiri, e o enviado participarão da cerimônia de abertura das negociações.

O diálogo começam um dia depois do 19º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, que provocaram a intervenção internacional no Afeganistão liderada pelos Estados Unidos. No início da cerimônia, o negociador do governo afegão, Abdullah Abdullah, pediu um “cessar-fogo humanitário”. “Temos que acabar com a violência e conseguir um cessar fogo o mais rápido possível”, disse Abdullah.

O hotel de luxo onde estão reunidos os representantes do governo afegão e do grupo armado é o mesmo onde Washington assinou um acordo histórico com os talibãs em fevereiro, abrindo espaço para as atuais negociações.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar