Acontece

Maya Gabeira entra pro Guinness por surfar maior onda da história

Maya Gabeira - Foto: Reprodução/Instagram
A onda recordista surfada por Maya neste ano superou a do vencedor da categoria masculina.

A surfista brasileira Maya Gabeira quebrou seu próprio título do Guinness World Records de a maior onda surfada na história do esporte. Maya foi premiada na categoria “Maior Onda do Big Awards 2020”. A campeã, que pratica surfe desde os 17 anos, bateu o próprio recorde mundial feminino na semana passada ao pegar uma onda de 22,4 metros de altura, equivalente a um prédio de 7 andares.

Em 2018, Maya Gabeira já tinha entrado para o Guiness e em 2020 quebrou o próprio recorde na categoria novamente – Foto: Divulgação/WSL

LEIA MAIS

YouTube lança nova ferramenta ‘Shorts’ como concorrente do TikTok

As divisões masculina e feminina são separadas no Big Wave Awards, mas a onda de Maya neste ano superou a do vencedor entre os homens – o havaiano Kai Lenny, com uma onda de 21 metros. “A onda foi muito especial, embora também muito assustadora!”, disse Maya ao Guinness World Records. “Estabelecer o recorde mundial tem sido um sonho meu por muitos anos. Conseguir um segundo recorde é um pouco louco – ainda não caiu a ficha”, revelou.

O feito tem ainda mais mérito pelo critério de medição. A própria Maya Gabeira demandou que a medição da onda fosse feita por cientistas e aberta ao público. Foi a primeira vez que o recorde é medido e assinado por cientistas do Scripps, instituto de San Diego, e especialistas responsáveis pela construção da piscina de ondas artificiais do Kelly Slater.

Em seu perfil no Instagram, a surfista comemorou e postou o vídeo da onda recordista. “Se tem algo que eu nunca vou esquecer dessa onda é o barulho que fez ao quebrar atrás de mim. Foi assustador”, escreveu a campeã brasileira.