Acontece

Bilionário fundador da Duty Free doa toda sua fortuna:”Mais feliz”

Foto: Atlantic Philanthropies/Divulgação
O agora ex-bilionário doou ao menos 8 bilhões de dólares para fundações, fundos de caridade e universidades nas últimas quatro décadas

O fundador da Duty Free, maior rede de lojas dentro de aeroportos no mundo, Charles “Chuck” Feeney, realizou o “maior sonho de sua vida” há três dias: doar toda a sua fortuna bilionária. O anúncio da doação foi feito esta semana quando ele e sua mulher assinaram juntos os documentos para encerrar a empresa de filantropia Atlantic Philantropies, por meio da qual realizavam suas doações financeiras.

Foto: Reprodução

LEIA MAIS

Lucas Lucco e Lorena Carvalho anunciam gravidez

Segundo a Forbes, Feeney, de 89 anos, doou ao menos 8 bilhões de dólares para fundações, fundos de caridade e universidades nas últimas quatro décadas. Dos US$ 8 bilhões, cerca de US$ 3,7 bi foram destinados para projetos de educação. Com a missão de vida, o ex-bilionário chegou a empregar só na empresa de filantropia mais de 300 funcionários nos dez escritórios globais em sete países direcionados a destinar toda a sua fortuna em causas sociais.

Em entrevista a Forbes, Feeney refletiu sobre sua trajetória e a realização de seu sonho. “Aprendemos muito. Faríamos algumas coisas de maneira diferente, mas estou muito satisfeito. Sinto-me muito bem por ter completado tudo isso sob meu comando. ”, afirmou.

Em um vídeo postado no site da Atlantic Philanthropies, Feeney disse que se sentia na obrigação de usar sua riqueza para o bem dos outros. “Não vejo razão para adiar a doação, quando tanto bem pode ser alcançado apoiando causas valiosas hoje. O mundo está cheio de pessoas que têm menos do que precisam. Cada vez que você pode resolver o problema deles, você os ajuda a seguir em frente e pensa que a vida pode mudar e eu posso mudar isso e me sinto feliz”, finalizou o filantropo. Dono de um perfil discreto, Feeney vive hoje com sua esposa em um modesto apartamento em São Francisco, na Califórnia (EUA).