Acontece

Mesmo com pandemia, 782 mil novas empresas foram abertas no Brasil

Foto: Arthur Ribeiro
Apesar da pandemia de covid-19 afetar a atividade econômica em todo o território nacional, o país registrou aumento no número de aberturas de novas empresas.

De acordo com o boletim Mapa de Empresas, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Ministério da Economia, 782.664 empresas a mais abriram do que fecharam as portas no segundo quadrimestre de 2020 (de maio a agosto). O número mostra o aumento do empreendedorismo no país mesmo durante a pandemia do novo coronavirus.

O setor de serviços responde por 46% das empresas em funcionamento no País
O setor de serviços responde por 46% das empresas em funcionamento no País – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

LEIA MAIS

Bilionário fundador da Duty Free doa toda sua fortuna:”Mais feliz”

A maior parte dos novos CNPJs criados no segundo quadrimestre do ano foi de empreendedores individuais, incluindo os microempreendedores (MEIs), com 944.469 registros de maio a agosto, uma alta de 2,4% em relação aos quatro primeiros meses de 2020. Além disso, o tempo médio de abertura de uma empresa ficou em 2 dias e 21 horas, um dia a menos que no primeiro quadrimestre deste ano. Em relação a janeiro de 2019, o tempo caiu 2 dias e 19 horas.

O setor de serviços responde por 46% das empresas em funcionamento no País, seguido pelo comércio com 35,21%. Na sequência aparecem indústria de transformação (9,53%), construção civil (8,09%), agropecuária (0,64%), extrativa mineral (0,14%) e outras (0,45%).

Com relação aos setores das empresas, houve impulso para os empreendimentos dedicados à preparação de alimentos preponderantemente para consumo domiciliar. No período, foram abertas 43.378 negócios, refletindo as demandas deste momento de home office e confinamento.