Acontece

Brasil terá maior fábrica de vacinas da América Latina

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde passará a fabricar vacinas contra meningite, hepatite e tríplice bacteriana, que atualmente são importadas.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) assinaram acordo, na última quinta-feira (17), para a construção da maior fábrica de vacinas da América Latina. A inciativa prevê que o Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde passe a ser responsável por toda a produção de imunizantes da Fiocruz.

As vacinas contra meningite, hepatite e tríplice bacteriana, que atualmente são importadas, vão passar a sair do polo nacional.
As vacinas contra meningite, hepatite e tríplice bacteriana, que atualmente são importadas, vão passar a sair do polo nacional.  – Foto: Divulgação

LEIA MAIS

Joseph Safra passa Lemann e se torna o homem mais rico do Brasil

O empreendimento vai ocupar uma área de 580 mil metros quadrados e terá capacidade de produção de 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos por ano e será instalada em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. Desta forma, as vacinas contra meningite, hepatite e tríplice bacteriana, que atualmente são importadas, vão passar a sair do polo.

No atual cenário da pandemia do coronavírus, é possível que o complexo também opere na produção de um imunizante, desde que a vacina contra a COVID-19 tenha segurança e eficácia comprovadas. No entanto, a previsão para o projeto ser concluído é apenas em 2023.