Acontece

Privatização dos Correios é ‘certeza’, diz presidente da estatal

Foto: Divulgação/Procon-MS
De acordo com o gestor, já existem pelo menos cinco empresas com interesse em fazer a compra

O general Floriano Peixoto, presidente dos Correios, afirmou nesta sexta-feira (18) que o processo de privatização da empresa, atualmente estatal, já está em andamento. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, já havia declarado que existem pelo menos cinco empresas com interesse em fazer a compra. Entre elas estariam Magazine Luiza, DHL, Amazon e FedEx.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

LEIA MAIS

Brasil terá maior fábrica de vacinas da América Latina

Em entrevista a Exame, o executivo disse que conversará pessoalmente com parlamentares e líderes do Congresso sobre a decisão. “As palavras do ministro refletem o posicionamento do governo e, principalmente, a opinião da sociedade. É preciso transformar os Correios em uma empresa moderna, eficiente e que respeite o consumidor”, disse Peixoto.

Além disso, ele ainda avaliou que qualquer empresa do segmento de logística almeja dispor de uma estrutura como a dos Correios. “A capilaridade da estatal é seu maior ativo: estar presente em todo o território nacional é uma vantagem de poucas instituições. Isso se torna mais relevante quando consideramos as medidas de racionalização da carteira imobiliária que foram tomadas recentemente, o que certamente reduzirá as despesas com manutenção que perduravam até pouco tempo”, afirmou.

Entretanto, os funcionários dos Correios, em greve desde agosto, são contra a privatização defendida pelo governo. No entanto, o ministro já garantiu que “quem for bom vai continuar” e falou sobre a greve que acontece há mais de um mês. “Se a empresa fosse privada, não tinha esse problema. Não é com greve que você consegue aumento”, disse.