Acontece

Luiza Trajano diz que não vai desistir de trainee para negros

Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza - Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress
Presidente do Magazine Luiza diz que já esperava ataques contra o programa

A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, disse que eles já esperavam pelas críticas contra o trainee voltado à negros. O anúncio da empresa, na sexta-feira (18), de que fará um programa exclusivo para negros foi alvo de ataques no fim de semana, sob argumento de que a iniciativa seria ilegal e racista. Ainda assim, Luiza Trajano afirma que o programa tem respaldo legal.

Luiza Helena Trajano – Foto: Divulgação
Leia Mais

Joseph Safra passa Lemann e se torna o homem mais rico do Brasil

“Acreditamos que as pessoas vão entrar juridicamente, mas a gente vai lutar e não vamos desistir tão fácil”, disse a empresária. No sábado (19), a juíza do Trabalho Ana Luiza Fischer Teixeira de Souza Mendonça afirmou no Twitter que o programa era inadmissível. “Discriminação na contratação em razão da cor da pele: inadmissível”, escreveu Mendonça, que é juíza no TRT-3 (Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais) e integrou a comissão de redação da reforma trabalhista do governo Michel Temer (MDB). Além disso, os deputados federais bolsonarisitas Carlos Jordy (PSL-SP) e Daniel Silveira (PSL-RJ) disseram que a iniciativa não teria respaldo legal.

Trainee 2021 do Magazine Luiza voltado para negros – Foto: Reprodução

No domingo (20), o Ceert (Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades), que desenvolve projetos voltados para a igualdade de raça e de gênero, defendeu o Magazine Luiza. Daniel Bento Teixeira, diretor da instituição, disse encarar os ataques com “estarrecedora normalidade”. Em artigo, escreveu que o programa “busca tão somente dar cumprimento a uma obrigação prevista no Estatuto da Igualdade Racial, em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário”. Ele afirma ainda que reduzir as desigualdades sociais no Brasil é algo que “não pode ser feito sem programas que combatam o racismo, em sua estrutura, e promovam a equidade racial”.

Atualmente, o Magazine Luiza tem em seu quadro de funcionários 53% de pretos e pardos. Mas apenas 16% deles ocupam cargos de liderança. Segundo a empresa, o programa de trainees lançado nesta sexta-feira é o primeiro exclusivo para negros do Brasil. O salário é de R$ 6,6 mil, com benefícios e bônus de contratação de um salário.