Acontece

TST aprova aumento a empregados dos Correios e ordena fim da greve

Foto: Reprodução
Os funcionários da estatal devem retornar ao posto de trabalho nesta terça-feira (22)

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda (21) pelo término da greve dos funcionários dos Correios e o retorno ao trabalho a partir de amanhã (22). A medida também implica o aumento de 2,6% do salário de funcionários da empresa estatal. Além disso, somente 20 cláusulas que estavam previstas no acordo anterior deverão prevalecer.

Os funcionários da estatal devem retornar ao posto de trabalho nesta terça-feira (22), segundo o TST
Os funcionários da estatal devem retornar ao posto de trabalho nesta terça-feira (22), segundo o TST – Foto: Divulgação/Procon-MS

LEIA MAIS

Emmy 2020 faz história com maior premiação de artistas negros

Por 4 votos a 3, a maioria do tribunal decidiu ainda que a greve, iniciada no dia 17 de agosto, não foi abusiva. Desta forma, metade dos dias da paralisação será descontada do salário dos empregados e a outra metade deverá ser compensada. Se os funcionários não retornarem aos postos de trabalho, a categoria fica sujeita a multa diária de R$ 100 mil.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), a greve foi deflagrada em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. Segundo a entidade, foram retiradas 70 cláusulas de direitos em relação ao acordo anterior, como questões envolvendo adicional de risco, licença-maternidade, indenização por morte, auxílio-creche, entre outros benefícios.

A ministra Kátia Arruda, relatora da ação, afirma que, para ela, a paralisação foi a única solução encontrada pelos trabalhadores diante da situação. “É a primeira vez que julgamos uma matéria em que uma empresa retira praticamente todos os direitos dos empregados”, declarou.