Acontece

Pandemia reduziu renda de brasileiros em mais de 20%, diz pesquisa

Foto: Espinosa/AP
Segundo o estudo, a desigualdade social cresceu 2,8% no período iniciado em março

De acordo com pesquisa do Centro de Políticas Sociais da FGV, a crise gerada pela pandemia de coronavírus reduziu a renda dos brasileiros em mais de 20%. O primeiro trimestre da pandemia de covid-19, declarada oficialmente em 11 de março, ocasionou uma perda média na renda dos brasileiros, baixando o valor de R$ 1.118 para R$ 893 mensais. Em cada classe social, porém, a queda teve um impacto diferente. Os mais pobres tiveram redução de salários de 28% e os mais ricos, de 17%.

De acordo com a pesquisa, as mulheres estão entre os grupos mais afetados pela queda da renda
De acordo com a pesquisa, as mulheres estão entre os grupos mais afetados pela queda da renda – Foto: Ricardo Moraes/Reuters

LEIA MAIS

Facebook é acusado de espionar usuários pela câmera do Instagram

No período, o coeficiente de Gini, usado para mensurar o nível de desigualdade social, aumentou 2,82%. Os apontamentos constam da pesquisa Efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho brasileiro, coordenada pelo economista Marcelo Neri, da Fundação Getulio Vargas (FGV). Conforme demonstra o estudo, observa-se que tanto a queda média na renda como o índice Gini atingiram nível recorde quando analisadas variações da série histórica, iniciada em 2012.

Ainda de acordo com o levantamento, os grupos mais afetados foram: indígenas, analfabetos e jovens entre 20 e 24 anos. Segundo pesquisadores, mulheres foram mais afetadas, com 20,54% de queda na renda, contra 19,56% dos homens.