Malas Prontas

Os 10 destinos nacionais mais buscados durante a pandemia

Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca - Foto: Divulgação
Além das grandes cidades, as praias nordestinas também figuraram entre o top 10 dos turistas

A pandemia do coronavírus afetou em cheio o setor de turismo. Com fronteiras fechadas, muitas pessoas tiveram que cancelar ou adiar suas viagens. Mas isso não impediu que os turistas continuassem pesquisando seus próximos destinos, ainda mais agora que o setor está retomando suas atividades. Pensando nisso, trouxemos 10 dos destinos nacionais mais procurados durante a pandemia, segundo pesquisa do Booking.com. Além de grandes metrópoles, praias nordestinas também figuraram na lista.

1 – Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro sempre foi um dos principais destinos turísticos no Brasil. Além das famosas praias e do Cristo Redentor, a cidade conta com diversas atrações e belas paisagens. Para quem gosta de um passeio mais tranquilo, o Parque Lage, Jardim Botânico, ou os museus da cidade são ótimas opções. Além disso, ver o belo pôr do Sol do Arpoador é um programa que não pode ficar fora do roteiro. Já para os amantes de um turismo mais aventureiro, trilhas não faltam. O Parque Nacional da Tijuca é um passeio que não deve ficar fora do roteiro, assim como a trilha da Pedra Bonita. Para uma bela vista panorâmica do Rio de Janeiro, os turistas podem optar por subir o Morro Dois Irmãos ou visitar a Garganta do Céu, na Pedra da Gávea.

2 – Campos do Jordão
Campos do Jordão – Foto: Divulgação

Localizado a cerca de 180 km da cidade de São Paulo, Campos do Jordão é um dos destinos mais procurados por quem busca frio e um cenário mais “europeu”. Isso porque, assim como Gramado, o município conta com uma arquitetura parecida com a da Suíça. Fora da temporada de inverno, os preços são mais convidativos, mas o charme da cidade na época de mais frio faz tudo valer a pena. Entre as atrações estão o passeio de bonde, o Parque Tarundu, além de passeios ecológicos e cachoeiras.

3 – São Paulo
São Paulo – Foto: Divulgação

São Paulo também figura na lista dos destinos mais procurados durante a pandemia. A maior metrópole do Brasil também conta com atrações para os mais diversos gostos. Entre os principais pontos turísticos da cidade estão o Parque Ibirapuera, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Mercado Municipal e o Museu do Futebol. Além disso, a vida noturna da cidade e os diversos restaurantes espalhados pela capital paulista permitem ao turista curtir do amanhecer até tarde da noite.

4 – Porto de Galinhas
Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca – Foto: Divulgação

Claro que as praias nordestinas não ficariam de fora dessa lista, e Porto de Galinhas se destaca. Localizada no litoral sul de Pernambuco, o local foi o favorita dos turistas que querem viajar para um destino paradisíaco. As águas quentes fazem com que Porto de Galinhas chame atenção dos viajante. Além disso, as piscinas naturais e os mergulhos oferecidos no local atraem os amantes do mar. À noite, os turistas podem curtir a Vila de Porto de Galinhas, que além de diversas lojas e feirinhas, conta com restaurantes para todos os paladares.

5 – Gramado
Gramado – Foto: Divulgação

Quem aí nunca sonhou em visitar Gramado? Influenciada pelos colonos alemães do século XIX, a cidade possui um toque bávaro com chalés alpinos, chocolateiros e lojas de artesanato. Além disso, Gramado também é conhecida pelas suas exibições de luzes de Natal e pelas hortênsias em flor na primavera. O Lago Negro é um dos principais pontos turísticos da cidade e disponibiliza aluguel de barcos e caminhadas na floresta. Para os amantes de aventura, as montanhas da Serra Gaúcha possuem trilhas de caminhada e de alpinismo.

6 – Fortaleza
Fortaleza – Foto: Divulgação

Assim como Porto de Galinhas, Fortaleza também se destacou entre os destinos mais procurados no Nordeste. A capital cearense é famosa por seus shows de humor. Além disso, a cidade fica próxima de algumas das mais belas praias do Estado, entre elas Prainha, Canoa Quebrada e, até mesmo, Jericoacoara. Além disso, o Beach Park é um dos pontos turísticos mais famosos de Fortaleza, divertindo adultos e crianças.

7 – Ilhabela
Ilhabela – Foto: Divulgação

Distribuídas por 130 km de costa, as 42 praias de Ilhabela atraem milhares de pessoas no verão. Com 83% de área preservada por um parque estadual e muitas cachoeiras, o destino também é perfeito para caminhadas e banhos em meio à Mata Atlântica. Marcado por histórias e lendas de piratas, o mar que cerca o arquipélago é pontilhado por naufrágios, boa parte disponível para mergulhos. Além disso, o canal formado entre a ilha e o continente tem os ótimos ventos que originaram o título de “Capital Nacional da Vela” para a cidade.

8 – Búzios
Búzios – Foto: Divulgação

Búzios é uma das praias mais charmosas do Brasil. Localizado na Região dos Lagos, o local é formado por uma vila aconchegante e mar de água bem azul. Mas diferente do Nordeste, a praia fluminense tem aguas frias, o que acaba não atraindo tantos turistas quanto Porto de Galinhas e Fortaleza, por exemplo. Ainda assim, Búzios tem mais de 20 praias que ficam lotadas na alta temporada.

9 – Maragogi
Caminho de Moisés, em Maragogi – Foto: Reprodução/Facebook

As Galés de Maragogi, famoso conjunto de piscinas naturais a 6 km da costa, são a grande atração local. As formações podem ser visitadas durante a maré baixa – o que não ocorre todos os dias. Por isso, pesquise bem antes de resolver visitar o local. Além disso, outra grande atração de Maragogi fica, na realidade, em um praia próxima do município. Em Barra Grande, também durante a maré baixa, surge o Caminho de Moisés, um grande banco de areia que se abre da margem até alguns metros dentro do mar.

10 – Pipa
Pipa – Foto: Divulgação

Pipa tem a sorte de estar pertinho de Natal, no Rio Grande do Norte. O fato de ter virado destino de passeio para quem está hospedado na capital acabou poupando o vilarejo de um crescimento exagerado. Ainda assim, a praia é conhecida por suas badaladas festas. Aliás, existem três “Pipas” para curtir. A Pipa das praias, em que você aluga uma espreguiçadeira na barraca e passa as férias lendo e pegando um bronze. A Pipa dos passeios, que permite saracotear por falésias, dunas, matas e piscinas naturais ao sul e ao norte da vila. E a Pipa depois do entardecer, que tem a movimentação dos turistas caminhando entre lojas, restaurantes e sorveterias da avenida Baía dos Golfinhos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar