Acontece

Professores da rede estadual de PE entram em estado de greve

Foto: Reprodução
A categoria teme contaminação pela Covid caso as aulas presencias, marcadas para o dia 06 de outubro para alunos do ensino médio, sejam retomadas.

Nesta quinta-feira (24), professores da rede estadual de ensino de Pernambuco decidiram decretar estado de greve e não irão retornar às aulas presenciais como estipuladas pelo governo. O anúncio foi realizado durante assembleia virtual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). A categoria afirma que ainda há riscos de contaminação pelo novo coronavírus caso as aulas presencias, marcadas para o dia 06 de outubro para alunos do ensino médio, sejam retomadas.

Professores a favor da greve ainda temem riscos de contágio pela Covid em caso de retorno às aulas
Professores a favor da greve ainda temem riscos de contágio pela Covid em caso de retorno às aulas – Foto: Reprodução/Diário Digital

LEIA MAIS

Governo Bolsonaro tem avaliação positiva de 40%, maior do mandato

A assembleia contou com a participação de mais de mil professores, dentre os quais 93% foram a favor da decisão da paralisação das atividades.  “A categoria é contrária à volta presencial e a favor da manutenção das aulas remotas. Entendemos que ainda existem riscos, apesar de os números da Covid-19 estarem diminuindo no estado”, disse a vice-presidente do Sintepe, Valéria Silva.

Uma nova assembleia, também online, foi marcada para a próxima quarta-feira (30) e contará com a presença do secretário da educação, Fred Amancio. O presidente do Sintepe, Fernando Melo, afirmou que detalhes da decisão serão firmados mediante o próximo encontro. “A primeira medida é o posicionamento de não retornar às atividades presenciais. Vamos divulgar uma nota esclarecendo nossa posição. Junto à assessoria jurídica, vamos ver os melhores caminhos para ações na justiça. Também decretamos estado de greve e mantivemos a decisão de continuar o diálogo com o governo”, explicou.