Acontece

Covid pode criar anticorpos que destroem sistema imunológico

Foto: Reprodução/R7
Segundo o estudo, uma parcela dos infectados pode estar desenvolvendo autoanticorpos que atacam o sistema imunológico dos pacientes ao invés de  combater o vírus.

De acordo com um estudo feito pelo Instituto Médico Howard Hughes, da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, novos sintomas causados pelo novo coronavírus talvez tenham sido descobertos. Os pesquisadores afirmam que uma parcela dos infectados pela doença pode estar desenvolvendo autoanticorpos que atacam o sistema imunológico dos pacientes ao invés de  combater o vírus.

A pesquisa sobre os anticorpos foi conduzida pelo Instituo Médico Howard Hughes
A pesquisa sobre os anticorpos foi conduzida pelo Instituo Médico Howard Hughes – Foto: Divulgação

LEIA MAIS

No mês do Halloween, Netflix aposta em filme de terror no catálogo

A pesquisa, publicada nesta quinta-feira (24) na revista científica Science, mostra que uma parcela de 3,5% dos pacientes do estudo desenvolveram mutações em genes que fazem parte da defesa antiviral do organismo. O estudo também apontou que 10% dos pacientes com casos mais graves de covid-19 já desenvolveram esses anticorpos indesejados. “Esses dois artigos publicados fornecem a primeira explicação de por que a covid-19 pode ser tão grave em algumas pessoas, enquanto a maioria infectada pelo vírus está bem”, disse Jean-Laurent Casanova, líder da pesquisa.

A pesquisa surgiu a partir de descobertas feitas pela equipe de Casanova, que já havia entendido que mutações genéticas poderiam impedir a produção de interferon. Com a descoberta, os pesquisadores esperam que os cientistas possam trabalhar com mais informações para criar formas de tratar pacientes que não estão conseguindo combater a doença por conta da destruição de seus próprios sistemas imunológicos.