Acontece

Banco Mundial quer ajudar países pobres a comprar vacina da Covid

Foto: Reprodução/The Guardian
A instituição financeira internacional anunciou planos para uma iniciativa de US$ 12 bilhões em auxilío aos mais pobres

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o Banco Mundial anunciou planos para uma iniciativa de US$ 12 bilhões que permitirá a países pobres comprar vacinas contra o novo coronavírus. Em uma tentativa de garantir que os países de baixa renda não sejam bloqueados pelas nações ricas, a organização está pedindo aos seus principais acionistas das nações ricas que apoiem um esquema que desembolsará dinheiro nos próximos 12 a 18 meses.

Entre abril e junho, o Banco Mundial bateu um recorde de 45 bilhões de dólares em apoio financeiro na pandemia
Entre abril e junho, o Banco Mundial bateu um recorde de 45 bilhões de dólares em apoio financeiro na pandemia – Foto: University of Oxford

LEIA MAIS

Governo sanciona lei que aumenta pena de maus-tratos a animais

“Uma vacina eficaz e segura contra a covid-19 é o caminho mais promissor para a reabertura segura do mundo”, afirmou o presidente do Banco Mundial, David Malpass. “A economia global não se recuperará totalmente até que as pessoas sintam que podem viver, socializar, trabalhar e viajar com confiança”, acrescentou.

Muitos países, incluindo EUA, Reino Unido, China e Rússia, já estão trabalhando em tratamentos para a Covid-19 e, segundo Malpass, o Banco Mundial não queria esperar que uma vacina estivesse disponível antes de começar a agir. “Houve uma reserva substancial de doses por parte dos países de renda mais alta e queremos garantir que os países de renda baixa e média também tenham acesso. Ter esse financiamento disponível será uma virada de jogo porque, uma vez que uma vacina segura e eficaz esteja disponível, ela permitirá que as pessoas retomem suas vidas com confiança”, relatou.

De acordo com o executivo, a instituição de financiamento ao desenvolvimento com sede em Washington tem experiência com programas de imunização, como aqueles contra a poliomielite e o sarampo, assim como na gestão de crises como os surtos de ebola. Entre abril e junho, o Banco Mundial bateu um recorde de 45 bilhões de dólares em apoio financeiro, enquanto a economia global contraía em meio à pandemia da covid-19.