Acontece

Brasil fica entre os 10 melhores países na Olimpíada de Matemática

Foto: Divulgação/IMPA
Com uma medalha de ouro e cinco de prata, equipe brasileira alcançou a 10ª posição, ficando à frente de países como Japão, França, Canadá e Alemanha

O Brasil conquistou uma posição histórica na Olímpiada Internacional de Matemática (IMO, na sigla inglês) este ano. O país ficou em 10º lugar na maior competição entre estudantes de 14 a 19 anos do ensino médio. O time, formado por seis jovens de quatro estados, conquistou uma medalha de ouro e cinco de prata. Este é o melhor resultado desde 2009, quando o País esteve na 15ª colocação.

Na Olímpiada Internacional de Matématica, a equipe brasileira conquistou 6 medalhas
Na Olímpiada Internacional de Matématica, a equipe brasileira conquistou 6 medalhas – Foto: Divulgação/IMPA

LEIA MAIS

Após filme da Netflix, buscas por “excluir Facebook” crescem 250%

A equipe brasileira conquistou o 10º lugar entre os 105 países participantes, ficando à frente de equipes como as de Japão, França, Canadá e Alemanha. A competição aconteceu entre 19 e 28 de setembro, com realização das provas nos dias 21 e 22, em centros de aplicação de cada país previamente aprovados pelo conselho consultivo da organização. Diante da pandemia do novo coronavírus, inicialmente prevista para acontecer em julho, em São Petersburgo, na Rússia, a IMO precisou ser adaptada para o formato online.

Dentre os premiados estão Pedro Gomes Cabral, de Fortaleza (CE), que recebeu o ouro; Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ); Francisco Moreira Machado Neto, de Fortaleza (CE); Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE); e Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI), que receberam a prata.