Política

Trump impõe diminuição recorde de entrada de refugiados nos EUA

Donald Trump - Foto: Reprodução/Business Insider
Limite do número de refugiados que poderão ser admitidos cairá de 18 mil para 15 mil

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou uma nova redução da cota de refugiados que podem ser admitidos nos Estados Unidos, impondo um limite de 15 mil pessoas em 2021. Esta é a menor cota já estabelecida pelo governo americano nos últimos anos. Em 2020, esse número era de 18 mil. Na noite da última quarta (30), o Departamento de Estado afirmou que o número reflete a prioridade dada pelo governo Trump à “segurança e ao bem-estar dos americanos, especialmente à luz da pandemia de covid-19”.

Limite do número de refugiados que poderão ser admitidos cairá de 18 mil para 15 mil
Limite do número de refugiados que poderão ser admitidos cairá de 18 mil para 15 mil – Foto: Jonathan Ernst/Reuters

LEIA MAIS

Outubro Rosa: Cristo Redentor ganhará iluminação especial

De acordo com analistas políticos, a medida visa conquistar o eleitorado conservador antes das eleições presidenciais, marcadas para 3 de novembro. “Ao nos concentrarmos primeiro em acabar com os conflitos que envolvem os deslocamentos e fornecendo uma ajuda humanitária no exterior para proteger e ajudar as pessoas deslocadas, podemos prevenir os efeitos desestabilizadores desses deslocamentos nos países afetados e seus vizinhos”, alegou o órgão norte-americano em comunicado oficial.

O número de refugiados que poderão ser admitidos representa uma quantidade muito pequena em relação às 100 mil pessoas que puderam chegar aos EUA anualmente no governo do presidente anterior, Barack Obama.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar