Acontece Política

Em combate à desinformação, TSE fará parceria com Twitter e Tiktok

Foto: Reprodução
Tribunal Superior Eleitoral e empresas tentam entender o processo de disseminação de notícias falsas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta sexta (2), que fará parcerias com redes sociais para combater a desinformação durante as eleições municipais deste ano. Entre as empresas que integram o acordo com o tribunal, estão WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram, TikTok e Google. As plataformas pretendem facilitar o acesso a informações fidedignas sobre o processo eleitoral, destacando-as em resultados de busca, por exemplo.

As plataformas pretendem facilitar o acesso a informações fidedignas sobre o processo eleitoral e evitar desinformação
As plataformas pretendem facilitar o acesso a informações fidedignas sobre o processo eleitoral e evitar desinformação – Foto: Reprodução

LEIA MAIS

Com Covid-19, Trump sente febre e é levado para hospital

O anúncio, feito por meio de videoconferência, visa “superar vicissitudes que têm marcado processos eleitorais em grande parte do mundo”, como frisou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso. De acordo com o TSE, o site de buscas vai disponibilizar recursos em suas plataformas para ajudar os eleitores brasileiros a encontrarem conteúdos confiáveis e de utilidade pública elaborados pela Justiça Eleitoral.

A parceria contará com uma equipe do TikTok para ajudar a Justiça Eleitoral a fazer publicações mais eficazes na rede social de vídeos curtos, que é marcada pela presença de um público mais jovem. As principais redes sociais parceiras do TSE já possuem botões para denúncias de notícias falsas, na tentativa de conter a disseminação de inverdades.