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H&M leva multa milionária por violar privacidade de funcionários

Alemanha multa H&M por violar privacidade de funcionários - Foto: Divulgação
Dados pessoais de empregados eram armazenado desde 2014 na Alemanha

A H&M, rede de lojas de roupas de origem sueca, recebeu uma multa de € 35,3 milhões (cerca de R$ 234 milhões) por “bisbilhotar” a vida de funcionários na Alemanha. Famosa por suas lojas de departamento espalhadas pelo mundo, a marca foi punida pela agência de proteção à privacidade alemã, por manter desde 2014 registros de dados como religião, composição da família e condições de saúde dos empregados do centro de atendimento aos clientes em Nuremberg, no sudeste do país.

Logotipo H&M – Foto: Fredrik Sandberg/AFP
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Segundo a investigação, funcionários que voltavam de licença médica ou afastamentos eram entrevistados por seus superiores, que registravam relatos de doença. Além disso, em alguns casos, informações postadas em contas de rede social e aplicativos de conversa também foram armazenadas por gerentes. Aliás, a base de dados ficava disponível para até 50 chefes, e as informações eram usadas na avaliação dos subordinados e para decisões sobre demissões.

Loja da H&M – Foto: Divulgação

A prática foi descoberta em outubro de 2019, quando uma falha de configuração deixou os dados visíveis para todas as pessoas da rede da empresa. A multinacional Hennes & Mauritz AB reconheceu a responsabilidade e vai indenizar todos os funcionários que tenham trabalhado no centro de Nuremberg por pelo menos um mês desde maio de 2018, quando a regulação europeia de proteção de dados (GDPR) entrou em vigor. Aliás, a multa aplicada à H&M é a segunda maior dada a uma única companhia com base no regulamento da União Europeia. A maior delas, de € 50 milhões (R$ 330 milhões), foi aplicada ao Google pela França no ano passado.