Acontece

Por conta da pandemia, Flip terá edição virtual e sem curador

Foto: Divulgação
A 18ª edição da tradicional Festa Literária Internacional de Paraty ocorre apatir do dia 3 de dezembro e será transmitida ao vivo

Em meio às dificuldades da pandemia do novo coronavírus, a tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) confirmou a edição deste ano será em formato totalmente virtual, sem homenageado e sem curador. Considerado um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul, o evento acontece a partir do dia 3 de dezembro. Dentre os convidados do festival estão a britânica Bernardine Evaristo, vencedora do Booker Prize 2019, o brasileiro Itamar Vieira Junior e a colombiana Pilar Quintana.

A 18ª edição da Flip será virtual pela primeira vez devido à pandemia
A 18ª edição da Flip será virtual pela primeira vez devido à pandemia – Foto: Divulgação

LEIA MAIS

A programação da festa terá transmissão ao vivo numa plataforma própria e nas redes sociais da Flip. Também serão veiculados vídeos gravados previamente e a festa deve contar, como de hábito, com eventos e programações paralelos. A 18ª edição da Flip conta com patrocínio do Itaú e da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.

“Este é um ano atípico, por isso optamos por este formato. A Flip Virtual contará com uma linguagem própria que respeita o sentido original e o espírito da Festa: ser mais do que um mero evento, estabelecendo uma relação duradoura e permeável com Paraty”, explica Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, em comunicado.

Em relação a falta homenageados no festival, Liz Calder, presidente do conselho da Flip, afirma que a celebração a um escritor seria incompatível com uma pandemia que trouxe tantas mortes ao mundo das artes. “Não teremos um autor específico em destaque, iremos homenagear coletivamente os que partiram”, disse ela em nota.