Acontece

Cientistas projetam design ideal de máscara contra Covid-19

Foto: Christopher Moore/Georgia Tech
A máscara modular combina um material de filtragem com um tecido elástico e sua proteção é cientificamente comprovada

Uma máscara facial reutilizável, que protege os usuários e as pessoas ao seu redor contra o novo coronavírus, foi criada por pesquisadores norte-americanos. O projeto desenvolvido traz um design ideal para a máscara facial reutilizável que protege os usuários e as pessoas ao seu redor, é confortável o suficiente para ser usada o dia todo e permanece no lugar sem ajustes frequentes.

A equipe liberou todos os detalhes do design ideal desenvolvido para quem quiser fabricar a máscara.
– Foto: Christopher Moore/Georgia Tech

LEIA MAIS

Feriadão de 12 de outubro aquece retomada do turismo em Pernambuco

Após décadas de experiência, os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, criaram a máscara e estão disponibilizando o projeto livre de patente, para qualquer pessoa ou indústria fabricá-la. “Adotamos uma abordagem baseada na ciência para projetar uma máscara melhor e estamos muito entusiasmados em fazer com que ela seja divulgada para que as pessoas possam usá-la para ajudar a protegerem a si mesmas e a outras pessoas do perigo,” disse o professor Sundaresan Jayaraman.

A falha fundamental nas máscaras de pano reutilizáveis é que elas – ao contrário dos respiradores N95 – vazam ar pelas bordas, ignorando seu mecanismo de filtragem. Isso permite que partículas de vírus, gotículas grandes e até aerossóis menores, entrem no ar inspirado pelos usuários e permitem que partículas de pessoas infectadas saiam da máscara. Desta forma, o modelo desenvolvido utiliza ganchos e fechos na parte de trás da cabeça, e incluem um bolso para um filtro opcional, para aumentar a proteção. Além disso, os interessados em fabricar a nova máscara podem acessar os planos detalhados no artigo científico publicado pela equipe de forma gratuita.

Foto: Christopher Moore/Georgia Tech