Acontece

Feriadão de 12 de outubro aquece retomada do turismo em Pernambuco

Praia de Porto de Galinhas - Foto: Reprodução.
Destinos como Porto de Galinhas e São José da Coroa Grande lideram o aumento de taxas de ocupação hoteleira

O feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, promete gerar grande oportunidade para a retomada do turismo em Pernambuco. A perspectiva de alta na ocupação hoteleira, como visto no 7 de setembro, segue em marcha e a expectativa é de que o feriado na segunda-feira movimente o turismo e a economia local, que voltam a receber visitantes seguindo os protocolos de segurança durante a pandemia.

São José da Coroa Grande é um dos principais destinos dos turistas que visitam Pernambuco. Foto: Reprodução.

LEIA MAIS

Maldivas: conheça o destino favorito dos famosos na pandemia

De acordo com levantamento realizado pelo Setor de Pesquisas da Empetur, a média de ocupação no Estado para o fim de semana estendido gira em torno dos 63% – a média anual em 2019 foi de 71%. Além disso, o Litoral Sul deverá ser o preferido dos pernambucanos e visitantes na chegada deste verão. Liderando a alta das ocupações estão destino tradicionais como Porto de Galinhas e São José da Coroa Grande. Em Ipojuca, a média esperada é de 62%. Já no município que fica na divisa com Alagoas, a expectativa é de lotação máxima: 100%.

A Ilha de Itamaracá se sobressai, com 100% de ocupação, enquanto Paulista, na RMR, onde fica o Pontal de Maria Farinha, marca 65% de média de ocupação. Do litoral para a região do Agreste, as atividades que mais se sobressaem são as de contato com a natureza, ou o ecoturismo. As cidades de Gravatá (76% de ocupação), Bezerros (96%) e em Bonito (93%), são as que tem mais probabilidade de atrair o grande público. No Sertão, sobressaem-se destinos como Petrolina, com média prevista de 58%; Triunfo, que deve pontuar 52%, e Petrolândia.

Para garantir a segurança durante o lazer, a  Secretaria Estadual de Turismo (Setur) aconselha turistas a buscar pelos estabelecimentos com o selo Turismo Seguro, chancela concedida pelo Governo do Estado às empresas devidamente registradas, licenciadas e empenhadas em cumprir os protocolos de segurança contra a Covid-19.