Política

Governo lança programa para mapear genoma de 100 mil brasileiros

Foto: Reprodução/Palácio do Planalto
O programa Genomas Brasil pretende impulsionar a pesquisa na área da genética no Brasil

O Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão, batizado de Genomas Brasil foi lançado nesta quarta (14) pelo Governo Federal. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro; do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; além de diversas outras autoridades. O principal objetivo do programa é a criação de um banco de dados nacional com 100 mil genomas completos de brasileiros, nos próximos quatro anos.

O presidente Jair Bolsonaro, participa do lançamento do Programa Genomas Brasil no Palácio do Planalto

LEIA MAIS

Emissão de CO2 tem maior queda da história em 2020

De acordo com Pazuello, o Genomas Brasil tem cinco objetivos: (1) estabelecer o genoma de referência da população brasileira, (2) instituir um banco nacional de dados genômicos e clínicos, (3) promover o aumento da capacidade científica e intelectual em medicina genômica, (4) fortalecer e dar competitividade à indústria nacional de insumos da medicina genômica e (5) capacitar a força de trabalho do SUS.

“Com o conhecimento do DNA de nossa população, poderemos entender a relação entre o código genético e as doenças. Poderemos, inclusive, desenvolver um tratamento específico para uma única pessoa ou para um grupo de indivíduos que possuam a mesma informação genética”, explicou Hélio Angotti Neto, secretário de ciência, tecnologia, inovação e insumos estratégicos em saúde da pasta.

O financiamento da medida será por meio do orçamento da pasta da Saúde, recursos de emendas parlamentares destinados a ações e serviços públicos de saúde e verbas de programas de renúncia fiscal vinculados ao Ministério da Saúde.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar