Acontece

Portugal em estado de calamidade devido ao avanço da Covid

Portugal decreta Estado de Calamidade - Foto: Alexander Spatari/Getty Images
Governo irá aumentar as restrições contra a doença pelos próximos 15 dias

Portugal voltou a ficar em alerta com o avanço do coronavírus em seu território. Após registrar número recorde de casos na última semana, o governo resolveu aumentar as restrições. O país, aliás, voltou a estar em Estado de Calamidade. Além disso, nesta quarta-feira (14), o primeiro-ministro António Costa, voltou a apelar à responsabilidade individual dos portugueses. “Precisamos assentar o controle da pandemia nos comportamentos individuais de cada um de nós e no apelo à responsabilidade individual para todos contribuirmos para controlar esta pandemia”, afirmou.

Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Leia Mais

Turista estava com coronavírus após desembarcar em Noronha

A partir da meia noite desta quinta-feira (15), reuniões com grupos de mais de cinco pessoas estarão proibidas. Além disso, eventos familiares, como casamentos e batizados, ficam limitados a 50 pessoas. Nas universidades e nos cursos técnicos também estão proibidos qualquer tipo de festa e evento acadêmico, incluindo recepção de calouros e trotes. Também foi anunciado que a polícia e as autoridades sanitárias vão intensificar as fiscalizações, especialmente quanto a empresas e restaurantes. Aliás, os valores das multas para o descumprimento das regras subiram e podem chegar a até 10 mil euros (aproximadamente R$ 65 mil).

O governo recomenda fortemente o uso de máscara na rua – Foto: Global Imagens

Além disso, o governo anunciou que vai propor ao Parlamento, com urgência, a adoção de lei que torna obrigatório o uso de máscaras nas ruas. Enquanto isso, a utilização do item ao sair de casa passa a ser “fortemente recomendado”, já que a legislação atual não obriga o uso da proteção em via pública. O governo também pretende que o Parlamento aprove a obrigatoriedade do uso do aplicativo oficial Stay Away Covid, que rastreia contatos com infectados pelo coronavírus, no ambiente de trabalho, em escolas e universidades e por forças de segurança.