Acontece

Eficácia de vacina chinesa deve ser comprovada até dezembro

Vacina chinesa em parceria com o Butantan é segura - Foto: Getty Images
Imunizante desenvolvido em parceria com o Butantan foi apontado como seguro

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta segunda-feira (19) que a Coronavac é a vacina contra o coronavírus mais segura das que estão em desenvolvimento. Além disso, ele afirmou que a eficácia do imunizante deve ser comprovada até dezembro. A vacina, aliás, é desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Vacina chinesa em parceria com o Butantan foi apontada como segura – Foto: Divulgação
Leia Mais

Itália registra 4º dia de recorde de casos diários de Covid-19

“É uma vacina muito segura, isso já é esperado pela própria tecnologia envolvida nessa vacina. Na realidade, neste momento, é a vacina que tem o perfil de segurança melhor entre todas as vacinas que estão sendo testadas”, afirmou Dimas Covas em entrevista à GloboNews. Ainda nesta segunda (19), o governo de São Paulo divulga, em coletiva de imprensa, os resultados da segurança da vacina com base nos testes clínicos feitos em 9 mil voluntários no Brasil.

Dimas Covas – Foto: Divulgação

Ainda assim, segundo Dimas Covas, os dados são semelhantes ao apresentado por estudos realizados na China. Na ocasião, 94,7% dos mais de 50 mil voluntários que participam de teste não apresentaram efeito adverso. “As manifestações clínicas adversas são muito leves, não tivemos nenhuma manifestação clínica que tenha exigido uma atenção médica maior. Então, é um perfil de segurança muito apropriado. Nós aguardamos o fim dessa fase de estudos, obviamente que é um estudo clínico que ainda demanda outras fases, principalmente a fase de eficácia, e que nós aguardamos aí até o fim do ano que possa ocorrer a demonstração da eficácia para que a nossa Anvisa possa registrar a nossa vacina“, disse o diretor.