Acontece

Irlanda é primeiro país a retomar confinamento na União Europeia

Foto: Getty Images/Reprodução
Apesar do novo "lockdown", escolas vão continuar abertas, porém quem desrespeitar o confinamento estará sujeito a multas

O governo irlandês decertou nesta segunda (19) que todo os país voltará a adotar o confinamento a partir da meia-noite de quarta-feira (21) para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Primeira região da União Europeia a retornar com as medidas, a Irlanda tem a 12ª maior taxa de infecção entre os 31 monitorados pelo Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças.

O segundo lockdown da Irlanda não será tão severo quanto o primeiro, porém quem desobedecer estará sujeito à multas – Foto: Getty Images

LEIA MAIS

Governo de PE prorroga suspensão de aulas presenciais até dia 31

O novo confinamento, menos restrito que o imposto no primeiro lockdown, durará seis semanas, prevendo levantar progressivamente as restrições até ao início de dezembro, para que a economia possa se recuperar durante o período natalício.

Com as novas restrições, os bares e restaurante apenas poderão oferecer o serviço de venda de comida para ser consumida fora do estabelecimento. Além disso, serão proibidas todas as reuniões familiares e visitas a outras residências. Enquanto as deslocações não essenciais, como passeios ou saídas de casa para exercícios físicos, serão limitadas a um raio de cinco quilómetros. Hotéis poderão ficar abertos, mas apenas se os quartos forem ocupados por trabalhadores considerados essenciais.

Quem descumprir a decisão será multado. Só terão “autorização para se deslocar ao trabalho” aqueles que atuam em serviços essenciais ou que estejam autorizados a funcionar. Segundo os últimos dados oficiais divulgados hoje, a Irlanda não registou mortes nas últimas 24 horas, cujo total se mantém em 1.852, mas contabilizou 1.031 novos casos, com o acumulado a situar-se nos 50.993.