Acontece

Ex-deputado Osvaldo Coelho é nomeado patrono da Irrigação de PE

Osvaldo Coelho - Foto: Reprodução
A Lei que homenageia o "deputado da irrigação" foi sancionada pelo governador Paulo Câmara na terça-feira (20)

O saudoso deputado federal Osvaldo Coelho foi nomeado como o patrono dos Projetos de Irrigação do Estado de Pernambuco. O projeto de Lei, de autoria do deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), foi aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Paulo Câmara. A homenagem em reconhecimento a dedicação de Osvaldo com a agricultura local foi publicada na última terça (20) no Diário Oficial.

Foto: Roberto Ramos/DP

LEIA MAIS

Papa Francisco defende união civil para casais homossexuais

O sertanejo, falecido em novembro de 2015, ficou conhecido como o “deputado da irrigação”. Representante de Petrolina, suas ações para a agricultura irrigada também refletiram em todo Estado. Essa é uma das primeiras homenagens de diversas outras que seguramente virão na intenção de perpetuar a memória do famoso político.

Nascido em Juazeiro no ano de 1931, Osvaldo de Sousa Coelho veio de uma família tradicional no sertão do São Francisco. Sua estreia na vida pública se deu em 1954, quando tentou seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, sendo eleito com 3.449 votos pelo PSD.

O ex-deputado foi um dos grandes nomes defensores da irrigação e da educação para o Vale do São Francisco. Foram mais de 40 anos dedicados às políticas pelo Nordeste, para desenvolvimento do Semiárido. Uma das grandes conquistas do deputado, durante seus onze mandatos, foi a chegada da Universidade Federal do Vale do São Francisco, beneficiando Juazeiro (BA), Petrolina (PE), São Raimundo Nonato (PI), Senhor do Bonfim (BA), Paulo Afonso (BA) e Salgueiro (PE).